Deputados criticam corte de recursos federais para o Ceará

- por
  • Compartilhe:

O deputado Fernando Hugo (PSDB) criticou, em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira, dia 16, o corte feito pelo Governo Federal no Orçamento 2011.

A medida significará uma redução de R$ 92 milhões no montante de recursos projetados para o Ceará, segundo divulgado pela imprensa local.

O parlamentar comentou ainda que, em 2010, apenas 19,4% do orçamento previsto para o Estado pela União foi efetivamente utilizado em obras e projetos. “É uma redução que preocupa quanto às ações pensadas para o Estado e tanto ressaltadas pelo ex-líder do Governo Estadual nesta Casa, o hoje secretário Nelson Martins. Prefiro a dor da verdade que é esta mostrada pela Dilma Rousseff do que aquela numerologia fantástica”, afirmou.

Fernando Hugo reforçou que contra fatos não há argumentos e disse que o povo do Ceará não pode continuar “sendo enrolado pelo Governo Federal”. “Foram muitas obras anunciadas na propaganda eleitoral passada que não chegaram à concretude. Hoje, por exemplo, o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, está de novo no Ceará. Ele deve ser cobrado por obras como a refinaria que há anos é prometida e nada”, criticou.

Em aparte, o deputado Osmar Baquit (PSDB) disse que, independente de ser ou não governo, há fatos que precisam ser ressaltados como a falta de conservação das rodovias federais, área que será afetada pelo corte no Orçamento da União. Ele sugeriu que os presidentes de Comissões da Assembleia Legislativa conversem com os secretários do Estado sobre como ficarão as obras e os programas importantes para o Ceará como os perímetros irrigados e a capacitação do trabalhador.

O deputado Moésio Loiola (PSDB) comentou que trechos nas BRs no Ceará como Canindé, Iguatu e Acopiara estão sempre danificados. “Há uma falta de critério e de fiscalização destas obras”, afirmou.

O deputado Idemar Citó (DEM) sugeriu uma reunião mais ampla com deputados federais e senadores que representam os cearenses no Congresso Nacional para discutir os impactos deste corte de recursos. Ele disse que o Ceará está com menos obras em andamento do que Pernambuco e Bahia. “Enganar o povo cearense já vem desde o primeiro governo Lula. Precisamos ter uma posição mais forte sobre estes cortes e espero que o governador Cid Gomes se reúna com os deputados e senadores para negociar isso”, disse.

O deputado João Jaime (PSDB) observou que o corte de verbas para o Ceará é uma constante. “As estradas estão se acabando porque não tem dinheiro para manutenção. Nós estamos fora das grandes obras e prioridades do Governo Federal. A nossa refinaria não está nem no plano de investimentos da Petrobras. Esse corte não é nada de anormal, pois já não temos o que para os outros estados é uma realidade”, comentou.

O deputado Welington Landim (PSB) assinalou que falta uma articulação eficiente e coesa da bancada federal do Ceará e uma força do governador para garantir a aplicação deste dinheiro no Estado.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.