Deputados criticam a criação do Conselho Estadual de Comunicação

- por
  • Compartilhe:

O deputado Ely Aguiar (PSDC) criticou, na sessão plenária desta quarta-feira, dia 27, da Assembleia Legislativa, a defesa feita ontem pela deputada Eliane Novais (PSB) da criação de um Conselho Estadual de Comunicação. Na avaliação do parlamentar, trata-se de uma forma de tolher o trabalho dos meios de comunicação locais.

Ely citou o episódio protagonizado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) esta semana. Irritado com pergunta feita por um jornalista, o congressista tomou o gravador do repórter. “Estou preocupado diante de uma possibilidade, muito embora remota, da implantação de um jornalismo cubano, venezuelano ou norte-coreano em nosso País. Este não é o tipo de jornalismo que queremos”, disse, destacando artigo publicado hoje no jornal Diário do Nordeste, que também se opõe à posição de Eliane Novais.

Referindo-se à reportagem da Veja, o deputado afirmou que o periódico cometeu leviandade ao questionar aspectos da vida pessoal de Luizianne Lins. A revista especulou um caso amoroso da prefeita com um empresário. “Ela é jovem e solteira. Ninguém tem que se meter na vida particular dela. Temos que avaliar é a administração”, frisou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) classificou o posicionamento do Diário do Nordeste como algo que “mostra a irresignação da imprensa quando se toca em ações proibitivas da liberdade de imprensa”.

O tucano tachou o projeto de indicação da deputada Rachel Marques (PT) – aprovado ano passado e que sugere a criação do Conselho Estadual de Comunicação – como “uma excrescência contra a liberdade de imprensa no Brasil”.

O deputado Roberto Mesquita (PV) considerou que quem deve julgar os materiais veiculados pelos meios de comunicação é a população. “A liberdade de imprensa é uma das grandes conquistas do regime democrático”, lembrou.

O deputado Paulo Facó (PTdoB) partiu em defesa de Eliane Novais. “Em nenhum momento, ela deixou de respeitar a nossa imprensa. Ela é uma parlamentar de posicionamento político correto e, se Vossa Excelência consultar os anais da Câmara Municipal de Fortaleza (onde a hoje deputada cumpriu mandato de vereadora de janeiro de 2008 a dezembro de 2010), vai ver o posicionamento dela em prol da imprensa livre”, argumentou Facó.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.