Eclipse total no “nascer da Lua” será visto, a olho nu, no estado do ceará

- por
  • Compartilhe:

Não é todo dia que se vê um eclipse total da Lua. Muito menos quando ele ocorre no momento em que o satélite natural da Terra surge no horizonte. Essa combinação rara de fenômenos será observada, nesta quarta-feira (15), na maior parte das regiões próximas ao litoral brasileiro.

O eclipse terá início às 16h22, no horário de Brasília, mas o “nascer da Lua” só ocorrerá em Fortaleza às 17h22. Isso significa dizer que quando o astro começar a ser observado nos céus da cidade (e no restante do Ceará) o fenômeno já terá atingido seu grau máximo, momento previsto para acontecer pouco antes, às 17h12. A duração total do eclipse será de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.

Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, será possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, os meteorologistas preveem céu com pouca nebulosidade na noite desta quinta-feira, o que deve facilitar a observação do fenômeno.

De acordo com Paulo Régis, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza “um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia”.

Ele acrescenta ainda que “neste eclipse, devido às recentes explosões vulcânicas do vulcão chileno Puyehue-Caulle na Patagônia chilena, a Lua tende fortemente a um valor baixo na escala de Danjon*, pois o vulcão expeliu uma grande quantidade de cinzas na atmosfera terrestre”.

*A Escala de Danjon (em homenagem ao astrônomo francês André Danjon) classifica os eclipses quanto ao grau de escurecimento do disco lunar e vai desde L = 0 ( lua quase imperceptível), até L = 5 (vermelho acobreado brilhante). Quanto mais limpa e transparente for a atmosfera da Terra, mais alaranjada ou avermelhada e brilhante é a Lua na totalidade.

Dicas para não perder o eclipse de vista

– Procure por um lugar que tenha um horizonte leste (nascente) livre de obstáculos, tais como árvores ou prédios no entorno, ou que seja bem alto, e de preferência longe de luzes artificias.

– A avenida Beira-Mar é dos melhores lugares de Fortaleza para ver o fenômeno

– No Litoral Leste, alguns dos melhores pontos de observação são o Porto das Dunas e a Prainha, em Aquiraz, bem como o litoral de Cascavel

– No Litoral Oeste, a praia da Lagoinha e adjacências, no município de Paraipaba

– No Interior procure um local com horizonte desimpedido

Fonte: Verdesmares, Com informações do Clube de Astronomia de Fortaleza.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.