O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou os mandatos do prefeito e do vice do município de Santana do Acaraú, respectivamente José Maria Sabino (PMDB) e Roberto Carlos Farias (PSDB), na última sexta-feira, dia 08.
A acusação é de uso indevido de doação em dinheiro proveniente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santana do Acaraú, a 232 km de Fortaleza.
Com a decisão, a gestão de Roberto Carlos Farias como prefeito interino foi encerrada antes de completar 24 horas.
O vice-prefeito do município havia sido empossado também na sexta-feira, dia 08, após o afastamento oficial do prefeito José Maria Sabino por motivos de saúde. Mas, naquele mesmo dia o pleno do TRE-CE cassou os mandatos de ambos e de outras 19 pessoas, entre vereadores e suplentes.
Os envolvidos já haviam sido cassados em 2010. Mas voltaram aos cargos por meio de liminar, permanecendo nos cargos até o julgamento de embargos de declaração e recursos especiais nos quais deram entrada.
O Juiz relator do TRE-CE, Raimundo Nonato da Silva Santos, negou provimento ao embargo de declaração movido em junho de 2010 de todos os envolvidos e manteve a cassação dos registros de candidaturas, dos diplomas e dos mandatos.
Fonte: G1-Ce