Ronda lança novo livro do estudante do PROERD em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Alunos do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (PROERD) das Instituições Educacionais do Ensino Fundamental no município de Quixadá, receberão o novo livro do estudante do PROERD para o 2º semestre de 2011, patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará. A iniciativa partiu do Coordenador Institucional do PROERD, coronel QOPM Gomes Filho.

O Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM) assumiu a Coordenação institucional do PROERD no Ceará. O programa estar passando por uma mudança na área educacional e curricular.

O intuito da Coordenação Institucional do PROERD é ampliar toda uma rede de proteção para as crianças contra as drogas. Mais de 60 novos educadores sociais do programa foram formados para ministrar prevenção às drogas em todo o Ceará. Estes novos educadores utilizarão o novo Livro do Estudante que será distribuído para estudantes do programa no estado cearense.

O novo livro do estudante é composto por 12 lições que abordam sobre tabagismo, alcoolismo, maconha, inalantes, amizade e respeito aos pais e autoridades. E a novidade é a implantação de mais duas lições: “Prevenção contra o Bulling” e “Posicione-se contra o Bulling”. Estas lições estavam faltando no currículo educacional do PROERD e era uma ansiedade de educadores que o Bulling fosse aplicado pelos educadores sociais do PROERD.

Em Quixadá, o PROERD surgiu em 2004. Sendo reimplantado no ano de 2009 com a formação de 636 alunos. Em 2010, 1.300 alunos foram formados pelo programa. Atualmente 832 alunos estão sendo formadas nas instituições educacionais da rede pública e particular no 1º semestre/2011.

O que é o PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em 65 países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Objetivos

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 6º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.

O Programa

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

Fonte: Cila Rodrigues




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.