Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2011, o Ceará perdeu para o Botafogo pelo placar de 4 a 0, na tarde desta quarta-feira, dia 07. A partida aconteceu no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro/RJ.
Com o resultado, o Botafogo assumiu a segunda colocação, com 40 pontos. Já o Ceará segue com 26 pontos e está em 14º lugar.
A partida começou com o Botafogo não dando chances para o Ceará, ao abrir o marcador com Herrera. aos cinco minutos de jogo, após cruzamento de Elkeson. Pouco depois, novamente Herrera em chute de fora da área, fez o Botafogo levar perigo ao gol de Diego. O Ceará arriscou aos 13 minutos com Thiago Humberto, mas Jefferson fez boa defesa.
Pouco depois, o Ceará teve a chance do empate com Washington, mas a zaga botafoguense conseguiu afastar o perigo. No lance seguinte, Elkeson em cobrança de falta, obrigou o goleiro Diego a fazer grande defesa. Aos 26 minutos, após passe de Maicosuel, Herrera tocou de carrinho e a bola foi na trave.
Já perto do final da etapa inicial, Eusébio chutou de fora da área, Jefferson fez tranquila defesa. Depois, João Marcos foi quem arriscou e a bola passou tirando tinta da trave. O Ceará seguia em busca do empate, mas aos 43 minutos, o zagueiro Fabrício foi expulso, após receber o segundo cartão amarelo.
Já no segundo tempo, o Botafogo soube usar o número maior de jogadores em campo e ampliou o placar aos 12 minutos, Éverton mandou para a área e Herrera, de cabeça, mandou sem chances para Diego. No lance seguinte, o Ceará quase descontou com Osvaldo em chute de longa distância, a bola passou rente à trave de Jefferson.
Aos 19 minutos, Herrera teve a chance de marcar o terceiro, de cabeça, mas errou o alvo. Depois, Felipe Azevedo chutou de longa, e a bola passou mais uma fez perto da trave. Aos 27 minutos, o Botafogo conquistou o terceiro gol, Elkeson tocou de calcanha para Maicosuel que passou para Loco Abreu mandar para o fundo das redes.
Dez minutos depois, o alvinegro carioca fez a vitória se transformar em goleada, ao marcar o quarto gol com Cidinho, de cabeça, após cruzamento de Éverton. O Ceará já não tinha forças para ir ao menos em busca do gol de honra, e o Fogão fez a festa dos mais de 35 mil pagantes no Engenhão.
Campeonato Brasileiro da Série A de 2011 – 22ª Rodada
Ficha Técnica
Botafogo/RJ 4 x 0 Ceará/CE
Data: Quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro/RJ
Horário: 16h
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 01: Gilson Bento Coutinho/PR
Assistente 02: José Amilton Pontarolo/PR
Botafogo/RJ
Jefferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Marcio Azevedo (Éverton); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson (Alex); Herrera (Cidinho) e Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior
Ceará/CE
Diego; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Vicente; Heleno, Eusébio, João Marcos (Cleber) e Thiago Humberto; Osvaldo e Washington
Técnico: Vagner Mancini
Cartão Vermelho: Fabrício (Ceará/CE)
Cartões Amarelos: Herrera e Elkeson (Botafogo/RJ); Washington, Fabrício, Erivélton e Edmilson (Ceará/CE)
Gols: Herrera 5/1T; Herrera 12/2T (cabeça); Loco Abreu 25/2T; Cidinho 37/2T (cabeça) (Botafogo/RJ)
Fonte: Artilheiro