Por ampla maioria de votos, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiram terminar a greve e voltar ao trabalho na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro.
O retorno às atividades foi deliberado durante Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira, dia 22, com início às 15 horas, no pátio da Reitoria da UFC.
Os grevistas atendem à orientação da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA), que recomendou a construção da saída unificada da greve. Em nota, a FASUBRA justifica que a medida visa “a continuidade à luta em outro patamar do movimento.
Após a saída unificada da Greve, a direção da FASUBRA deve exigir do governo o estabelecimento de uma agenda, com a dinâmica da negociação, onde esteja devidamente explícito o início, meio e fim, do processo de negociação, com resolutividade”.
A categoria, no Ceará, decidiu entrar em greve no último dia 16 de junho em prol de novos concursos públicos e de melhorias no plano de carreiras (racionalização de cargos, step de 5%, piso de três salários, e incentivo à qualificação).
Outro fato preocupante para a categoria foi a reapresentação pelo Governo Federal ao Congresso Nacional de proposta para privatização dos Hospitais Universitários. O Projeto de Lei 1749/2011 foi encaminhado em Regime de Urgência no último dia 5 de julho, e propõe a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A matéria foi aprovada na última terça-feira, dia 20, na Câmara dos Deputados, e segue, agora, para o Senado.