Igreja matriz de Quixeramobim é restaurada

- por
  • Compartilhe:

Considerada uma das mais importantes obras arquitetônicas do município de Quixeramobim, no Sertão Central, a igreja Matriz de Santo Antonio passa por restauração em sua estrutura. Seu estilo barroco é característico das igrejas construídas no século XIII.

Segundo informou a direção da Paróquia de Santo Antonio, na restauração está sendo realizada uma raspagem em todas as paredes externas da igreja para eliminar a pintura anterior que já estava em estado de decomposição devido a ação do tempo.

Após a raspagem, uma nova pintura será aplicada, os traços em cinza e as formas da igreja serão mantidas.

A Igreja Matriz acolhe no mês de junho muitos fiéis para a já tradicional festa de Santo Antonio de Quixeramobim, considerada a segunda maior festa alusiva ao Santo no Estado, ficando atrás apenas do município de Barbalha, na região do Cariri.

Saiba Mais

A Igreja Matriz de Santo Antonio tem suas origens na primitiva capelinha de taipa construída e entregue aos fiéis no ano de 1732 por Antonio Dias Ferreira.

Com compleição externa da arquitetura do tempo, o templo sofreu algumas alterações ao longo de diversas reformas, sendo a última realizada entre 1886 e 1916 (quando teve acrescida mais uma torre), mantendo preservada, porém, na versão original de seu estilo barroco, a fachada em frontispício neoclássico. Seu piso original foi substituído por granito e suas colunas revestidas por lajotas de cerâmica.

Fonte: Sistema Maior




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.