Ministro e Governador irão inaugurar Radar Meteorológico em Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Governador Cid Gomes estará nessa quinta-feira, dia 03, às 10 horas, no município de Quixeramobim, sertão central do estado do Ceará, para inaugurar as instalações do Radar Banda S – Meteorológico construído na Serrinha de Santa Maria, distante 24 km da sede do município.

O local foi escolhido por ser o ponto mais alto da região, com altitude de 812 metros acima do nível do mar. A obra custou aos cofres do tesouro estadual a importância de sete milhões de reais.

Na comitiva do governador estarão os Ministros da Ciência e Tecnologia economista Aloizio Mercadante Oliva e o Ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence.

De acordo com Guilherme Frederico Cassel técnico da IACIT, o equipamento de Quixeramobim já está em funcionamento e conectado via internet, banda larga, com a Funceme na capital cearense.

O radar emite ondas eletromagnéticas e mede o deslocamento, velocidade de aproximação e também registra as precipitações pluviométricas, no estado do Ceará, e, em parte do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Hoje no Brasil, só existem equipamentos iguais a este, porém com uso diferenciado, atendendo a Força Aérea Brasileira nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus; o cearense é o que existe de mais moderno no país”, explicou Guilherme Cassel.

“O Radar Meteorológico está localizado no centro geográfico do estado do Ceará, cobrindo um raio de atuação de 400 km vai ser fundamental para a gente precisar exatamente fenômenos climáticos, e orientar quando o agricultor deve plantar e ao mesmo tempo quando tiver excesso ou falta de chuva; teremos essa informação com mais rapidez, com mais precisão, para não termos mais duvida se o agricultor realmente perdeu ou não a produção, isso agilizará bastante o garantia safra no estado do Ceará”, avaliou José Maria Pimenta, presidente da Ematerce.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.