Depois de passar por 20 cidades cearenses, terminam em Senador Pompeu nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11, as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, iniciadas no dia 03 de dezembro, totalizando 600 participantes de todas as CREDE/SEFOR do estado.
As oficinas integram o projeto Música é para a Vida, que é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural, Festival de Jazz & Blues e com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult.
O projeto Música é para a Vida inclui as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical e Residências Artísticas, que acontecerão no Campus da UECE, em Pacoti, de 11 a 17 de fevereiro, semana que antecede o carnaval jazzístico de Guaramiranga.
Dentre os 600 participantes das oficinas, serão selecionados 100 alunos e 21 arte educadores para as Residências Artísticas, que têm apoio da Votorantim. Os nomes dos selecionados serão anunciados até o dia 25 de janeiro. A coordenação é do professor do Departamento de Música da UECE, Heriberto Porto.
A ideia do Projeto Música é para a Vida é dar a alunos e professores da rede pública a possibilidade de acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil.
As Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical já foram realizada em Sobral, Quixadá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Canindé, Horizonte, Baturité, Russas, Jaguaribe, Crateús, Tauá e Fortaleza. Em Senador Pompeu a oficina será ministrada pelo professor Thiago Almeida.
Nos dias do Festival Jazz & Blues na serra os alunos terão um espaço destinado a apresentações musicais, acompanhados por seus arte educadores. Pela manhã, haverá ainda um seminário exclusivo para os residentes.
O 13º Festival Jazz & Blues acontece de 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga. Na quarta-feira de cinzas faz uma pausa para descer a serra, para mais shows em Fortaleza, de 23 a 25/02 (Teatro Via Sul), e Sobral, 25/02 (Theatro São João). Serão muitas horas de boa música, do jazz ao blues, passando por ritmos afins, do Brasil e de outros países.