Fortaleza está com todos os atrativos para receber o sorteio das chaves da Copa de 2014. Essa é a opinião do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que esteve na cidade nesta terça-feira, dia 17.
Ele visitou o Centro de Eventos, que está sendo construído em um terreno de cento e setenta mil metros quadrados, e disse que ficou impressionado com a estrutura do local.
O secretário-geral da FIFA declarou que os preparativos em Fortaleza não podiam estar melhores e que não há preocupação quanto à organização do Mundial na capital cearense. Entretanto, ressalta que a FIFA vai continuar monitorando os trabalhos na região.
Quem também acompanhou a visita ao Centro de Eventos de Fortaleza foi o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que é integrante da Comissão de Administração do Comitê Organizador Local, e o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia.
Eles percorreram as instalações, que já estão noventa e quatro por cento concluídas e terão capacidade para abrigar trinta mil pessoas. Bismarck Maia comenta que a ideia é usar o Centro de Eventos como sede para os jornalistas que vão cobrir os jogos.
Após a visita às obras do Centro de Eventos, a comitiva da FIFA, acompanhada do vice-governador do Estado, Domingos Filho, e do secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, conheceram as obras que estão sendo realizadas para reforma e modernização do Castelão.
O secretário Ferruccio Feitosa aproveitou a oportunidade para repassar as informações sobre o andamento das obras do estádio, que já tem duas, das suas quatro etapas 100% concluídas. “Estamos com 54,03% das obras executadas no Castelão. A primeira e segunda etapa já concluídas. A terceira etapa com 41,16% de execução. A quarta etapa, que compreende a Praça para 70 mil pessoas e a coberta do Estádio, quando entregue se juntará as outras três etapa. Em dezembro de 2012 o Castelão será entregue”, ressaltou Ferruccio.
Com a reforma, o Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações da FIFA 2013 e seis jogos da Copa do Mundo dos quais três serão com seleções cabeças de chave (Grupos A1, D1 e G1), destacando-se a Seleção Brasileira.
O Vice-Governador, Domingos Filho, agradeceu a visita da Comitiva e destacou o legado que a Copa do Mundo deixará para o povo cearense. “O importante não é só o espetáculo, mas sobretudo o legado. Fortaleza será uma antes e depois da Copa do Mundo em vários aspectos, como infraestrutura e educação”, concluiu Domingos Filho.
Ronaldo Nazário parabenizou o trabalho que vendo sendo realizado no Ceará para receber os dois eventos. “É uma alegria imensa ver o Ceará com obras bem adiantadas, especialmente o Estádio Castelão. Isso nos dá confiança e aumenta muito meu otimismo de que a Copa no Brasil vai ser um espetáculo. Sobre o Centro de Eventos do Ceará, nunca vi nenhum equipamento como este no Brasil, e é muito bom saber ele poderá servir também para a Copa do Mundo”, destacou o Membro do Conselho Administrativo do COL.