Ocara sediou nesta quarta-feira, dia 18, o primeiro Workshop Institucional sobre a Implantação do Arcabouço Jurídico Legal do SISAR neste município.
O evento aconteceu no Auditório da Câmara Municipal, contando com as presenças do prefeito Leonildo Peixoto Farias, secretários municipais, vereadores, assessores, representes da Cagece, SISAR e da imprensa local.
Apresentado por Maria Carme Mota, consultora da MACS/FICHTNER para as ações do KfW II e III e em especial a implantação do Arcabouço Legal, o Workshop Institucional teve o objetivo de esclarecer todos os instrumentos que compõem o respectivo arcabouço legal do Sistema Integrado de Saneamento Rural(Sisar), a sua finalidade e responsabilidades, direitos e deveres dos agentes envolvidos no processo de organização dos serviços de saneamento básico no meio rural, bem como a sua forma de implantação.
O Sisar é um modelo de gestão de saneamento rural que foi aplicado pela primeira vez, no Ceará, em 1996,por intermédio de um banco alemão e a Cagece.
Com oito Sisar´s no Ceará, independentes entre si, sendo que cada um é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, composta pelas associações das comunidades beneficiadas, o Sisar deseja que a própria comunidade rural administre o sistema de abastecimento de água de forma auto-sustentável, sob a coordenação e fiscalização da Cagece.
Em Ocara, esse novo modelo de sistema gerenciado pela Associação Comunitária da Placa de Ocara, foi inaugurado em julho de 2007. Atualmente, esse amplo sistema responsável por levar água do Açude dos Batentes para quase 2 mil residências,está presente em doze localidades rurais.
Maiores informações:
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano
Telefone: (85) 3322.1267