A adoção de políticas públicas que visam favorecer o processo de inclusão digital e social, sobretudo da população excluída da informação e do conhecimento, já é realidade em Ocara.
Frente à esta realidade, a Prefeitura Municipal desenvolve o projeto Inclusão Digital Mais Social com o objetivo de democratizar o acesso às tecnologias da informação.
O projeto Inclusão Digital Mais Social foi inserido em Ocara no ano 2010, através da parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e Secretaria da Educação, com apoio dos três Centros de Referência da Assistência Social-CRAS.
O mesmo atende a jovens com faixa etária entre 16 a 24 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, com a oferta de cursos profissionalizantes, favorecendo e possibilitando a inserção no mercado de trabalho.
De acordo com informações do Francisco Jonas Lopes, secretário da STDS, o projeto capacita anualmente cerca de 220 jovens, das mais diversas localidades rurais e da sede, selecionados de acordo com a demanda existente, procurando contemplar o maior número possível de beneficiários.
Os cursos acontecem na sala climatizada do Telecentro do município, que está equipada com onze computadores interligados a internet, impressora, data show e outros equipamentos necessários para facilitar o aprendizado.
Os jovens contam ainda com um microônibus disponibilizado pela STDS para o translado de suas comunidades até à sede de Ocara.
Maiores informações:
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara
Telefone: (85) 3322.1029