Casa Digital do Campo leva capacitação para comunidades rurais do sertão central

- por
  • Compartilhe:

O projeto Casa Digital no Campo, realiza a partir desta terça-feira, dia 19, capacitação para 10 comunidades rurais localizadas nos sete municípios das Regiões do Cariri, Sertão Central e Sertão de Canindé.

Serão oferecidos cursos de gestão compartilhada e informática básica, para facilitadores das comunidades rurais localizadas em Barbalha, Caridade, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Missão Velha e Várzea Alegre.

“Ao todo, 400 moradores rurais que se dispõem a realizar a gestão voluntária destes equipamentos na busca do desenvolvimento das suas comunidades serão capacitados”, informou Sandra Bandeira, coordenadora do Projeto Casa Digital do Campo. A carga horária dos cursos é de 50 horas/aula.

Nesta primeira etapa, os cursos prosseguem até o próximo domingo, dia 24, nos municípios de Barbalha, Várzea Alegre, Caridade e Deputado Irapuan Pinheiro, quando os alunos participantes receberão os certificados de conclusão.

A segunda etapa do curso, de carga horária de 40 horas, em inclusão digital na rede mundial de computadores será realizada logo após a conexão dos equipamentos à internet.

A entrega de certificado irá ocorrer na noite dia 30 de junho nas respectivas comunidades, localizadas nos municípios de Cedro, Missão Velha, Várzea Alegre e Deputado Irapuan Pinheiro.

O Projeto Casa Digital no Campo é uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e os Ministérios das Comunicações e do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do projeto Territórios Digitais. No Ceará, já existem 30 casas digitais do campo em funcionamento. O projeto conta com investimento total superior a R$ 15,2 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Governo Federal. Cada Casa recebe recurso de R$ 61.745,00.

O equipamento é um espaço público, gratuito e de gestão compartilhada entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que contribuem para inclusão digital dos povos do campo e para a superação das dificuldades de permanecer no meio rural. O MiniCom doa um kit para cada Casa Digital, contendo 10 computadores, um servidor de informática, uma impressora, um roteador Wireless, 10 estabilizadores, um datashow, mobílias (cadeiras, mesas e armário) e um ponto de Internet banda larga.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.