Quixeramobim comemora aniversário de emancipação política

- por
  • Compartilhe:

Esta terça-feira, dia 14, Quixeramobim amanheceu em clima de festa. É feriado municipal e a população aproveita para acompanhar as atividades alusivas ao aniversário do município da Praça da Prefeitura.

A partilha do bolo gigante, antecedida por uma missa na Igreja Matriz é uma das atrações marcantes.

Com 223 anos de emancipação e 156 na condição de cidade, Quixeramobim cresceu às margens do rio que chamava-se Ibú e que hoje leva o nome do município.

Os primeiros quixeramobienses habitaram em torno de uma pequena capela construída na Fazenda Santo Antonio do Boqueirão, no inicio do século XVII, sob as bênçãos de Santo Antonio. Na sede do município está localizado o centro geográfico do Estado, motivo pelo qual carinhosamente é chamado de coração do Ceará.

Tendo vivenciado o ciclo do couro e a era da cotonicultura, com o algodão sendo considerado o ouro branco e tendo impulsionado em muito o seu desenvolvimento, Quixeramobim é hoje a maior bacia leiteira do Estado e para evidenciar ainda mais essa posição, este ano busca novamente bater o próprio recorde de maior queijo coalho do mundo, superando os 1.007 quilos alcançados em 2011.

Cantado em verso e prosa, sobretudo nas composições de seu filho Fausto Nilo, Quixeramobim é berço de cidadãos valorosos, terra de onde se extrai e lapida-se talentos e pedras preciosas e semi-preciosas.

Terra de Antonio Conselheiro, seu filho mais ilustre, Quixeramobim comemora hoje seu aniversário com o desafio de unir crescimento e desenvolvimento econômico e social. Com 72 mil habitantes, o município é conhecido, ainda, pelo perfil hospitaleiro de sua gente que, como diz o hino do município, “Deus quer feliz!”.

 

 

Leia, também, no site Quixeramobim Agora




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.