Diminui o número de mulheres eleitas vereadoras em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

No Brasil o número de mulheres que se elegeram nas eleições no último domingo, dia 07, cresceu, apesar de ainda ser muito inferior quando relacionado ao de homens.

Em 2008, os eleitores brasileiros elegeram 504 prefeitas e, esse ano, o número saltou para 673, um aumento de cerca de 35%.

Nas câmaras municipais, a presença feminina também foi maior esse ano, embora o percentual tenha sido menor do que o das prefeituras. No Brasil, foram eleitas 7.647 vereadoras em 2012, contra 6.504 em 2008, o que representa um aumento de 18%.

Levando em consideração a junção entre prefeitas e vereadoras, em 2.008 foram eleitas 7.008 mulheres, já em 2.012 esse número subiu para 8.284, um aumento em torno de 18%

Contudo os números apontam para a retração das proporções de candidatas eleitas ao longo do tempo. Em 2008, 8,9% das concorrentes se elegeram para as câmaras municipais no Brasil, já em 2012, apenas 5,7% conseguiram obter sucesso em sua empreitada eleitoral.

Em Quixadá, no sertão central cearense, a situação se inverteu, não tivemos, nem em 2.008 e em 20.12, nenhuma mulher na composição de qualquer coligação majoritária, e o número de vereadoras eleitas caiu em 50%.

Na legislatura 2.009-2012 foram eleitas as vereadoras Maria Edi Leal da Cruz Macedo e a vereadora Maria Rosilene Buriti Lima, ambas do Partido dos Trabalhadores.

Já nesta eleição somente a candidata Maria Rosilene Buriti Lima conseguiu ser eleita para o legislativo de Quixadá. A candidata Maria Edi Leal da Cruz Macedo teve problemas para conseguir o registro de sua candidatura, o que ocasionou uma pífia votação.

Além de Edi Leal e Rosa Buriti, participaram, durante a legislatura da Câmara, como suplentes em exercício a vereador Adriana Severo e Maria Irisdalva.

Já nestas eleições as mulheres conseguiram ficar na primeira suplência em duas coligações, e, poderão ser convocadas durante a próxima legislatura, são elas: Lucilene Xavier de Lima Paiva, conhecida como Bamba, do Partido Verde, ela obteve 1.140 votos, a outra é a candidata Ivana Costa Magalhães, que ficou na primeira suplência do Partido Trabalhista Cristão.

Já no município de Quixeramobim houve um incremento significativo no número de mulheres no parlamento, em 2.008 foram eleitas duas vereadoras, Claudianne Borges e Liduína Leite, em 2.012 além das duas conseguirem a reeleição, foram eleitas Cristina Pimenta e Ana Edna Leitão, que provocou um aumento de 100% nas mulheres com assento na câmara municipal.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.