Assembleia e Faculdade Católica inauguram unidade do Procon em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão de Defesa do Consumidor, e a Faculdade Católica Rainha do Sertão irão inaugurar uma unidade do Procon no município de Quixadá, sertão central cearense.

As duas instituições realizaram uma parceria e com isso gerou a implantação de uma unidade para garantir os direitos dos consumidores de toda região.

A inauguração acontecerá na próxima quinta-feira, dia 13, a partir das 18:30 horas no auditório da Faculdade Católica de Quixadá.

O que é o PROCON-Assembléia

Desde 2001, a população cearense ganhou no Poder Legislativo estadual um aliado na defesa de seus direitos como consumidor. Naquele ano, a resolução 464/2001 criou a Comissão de Defesa do Consumidor Procon Assembléia, o segundo órgão de defesa do consumidor da história dos Legislativos estaduais no Brasil.

O Procon Assembléia foi criado como órgão da Administração Pública direta, no âmbito do Poder Legislativo, funcionando como comissão técnica permanente da Casa. Ele atua na defesa de direitos e interesses dos consumidores de produtos e serviços, através do atendimento ao público nas dependências de sua sede, que desde 2006 funciona no Edifício Senador César Cals, o novo anexo da Assembléia Legislativa.

Na sede, é realizado atendimento ao público das 8 às 12 horas, pela manhã e das 13 às 17 horas, no período da tarde. O Procon também realiza, em sua sede, audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores, nas quais atua como mediador na busca de solução para conflitos relacionados às relações de consumo. O Procon atende, ainda, à população pelo telefone 0800-2752700. Todo o atendimento é gratuito.

Funções do PROCON

De acordo, com a resolução nº 464/2001, estão entre as principais funções da Comissão de Defesa do Consumidor Procon Assembléia:

– Receber e analisar denúncias apresentadas por consumidores ou entidades representativas dos consumidores

– Incentivar conciliações e promover acordos, individuais ou coletivos, entre fornecedores e consumidores

– Informar, conscientizar, orientar e motivar permanentemente os consumidores sobre seus direitos e garantias

A Comissão de Defesa do Consumidor Procon Assembléia promove, com freqüência, campanhas com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade a respeitos dos direitos e garantias existentes nas relações de consumo. O Procon também edita, através do Inesp, material educativo como a Cartilha Jovem Consumidor, o Guia do Consumidor e uma edição do Código de Defesa do Consumidor com toda a legislação brasileira referente ao assunto.

– Levar ao conhecimento dos demais órgãos públicos competentes as infrações de ordem administrativa que violarem os interesses difusos, coletivos ou individuais dos consumidores

O Procon encaminha denúncias de infrações ao Decon (Ministério Público estadual) e aos órgãos do Poder Judiciário, bem como orienta consumidores sobre como buscar estes órgãos, nos casos em que isto se fizer necessário.

– Incentivar e orientar a criação, nos Municípios do Estado do Ceará, de órgãos públicos municipais de defesa dos consumidores

A equipe da Comissão de Defesa do Consumidor Procon Assembléia leva subsídios e fornece orientação a prefeituras que desejarem organizar o funcionamento de órgão públicos de defesa do consumidor.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.