Está marcada para o dia 25 de janeiro de 2013, às 9 horas, no Hotel Luzeiros, a divulgação do prognóstico oficial da quadra chuvosa no Ceará.
A apresentação do documento faz parte da programação do XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que será iniciado no dia 22, com atividades na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As análises das modelagens numéricas feitas pelos meteorologistas terão uma novidade neste ano. No dia 24 de janeiro, no auditório da Funceme, durante a Reunião Climática, também será considerado um modelo atmosférico global gerado pela instituição estadual.
O novo produto da Funceme será levado em consideração, assim como os do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA).
“O diferencial de um modelo global gerado e rodado na Funceme é que ele nos permite um olhar mais focado no Ceará. Será uma nova informação a ser agregada nas análises e discussões dos profissionais envolvidos na elaboração do prognóstico”, explica o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins.
Profetas da Chuva
No último dia 12 de janeiro, durante o XVII Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá, os profetas afirmaram que o diagnóstico para esse ano será um inverno regular a fraco. Participaram do encontro 23 profetas e uma profetisa, para 14 deles as chuvas devem tardar no Ceará, chegam somente a partir de março, mesmo assim abaixo da média pluviométrica.