O ex-deputado federal Francisco Almeida de Lima, conhecido como Almeidinha de Jesus, foi condenado pela Justiça Federal pelo crime de improbidade administrativa.
Almeidinha de Jesus estava envolvido no “escândalo das sanguessugas” ou “máfia das ambulâncias”.
Segundo a decisão do juiz Júlio Rodrigues Coelho Neto, da 18ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará, o réu deverá fazer o ressarcimento de R$ 10.647,60 por danos causados ao patrimônio, pagamento de multa civil de R$ 20 mil.
O ex-deputado também terá os direitos políticos suspensos pelos próximos oito anos, além da proibição de contratar com o Poder Público pelo mesmo período. Almeidinha de Jesus ainda poderá entrar com recurso contra a sentença.
O escândalo das sanguessugas foi descoberto em 2006, com a atuação de uma quadrilha no desvio de dinheiro público destinado à compra de ambulâncias.
Faziam parte do grupo os ex-deputados Ronivon Santiago e Carlos Rodrigues.
Francisco Almeida de Lima foi acusado de receber propina do grupo Vedoin como favorecimento na escolha da empresa que iria fornecer ambulâncias para a Prefeitura de Ibiapina, município localizado a 360 km de Fortaleza. Os pagamentos eram realizados por meio de depósitos e transferências bancárias.
Fonte: Ceará Agora