O município de Quixeramobim sediou durante esta terça-feira, dia 19, no auditório da Escola Profissional Dr. José Alves da Silveira, o Seminário Regional de Sensibilização para realização da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em novembro deste ano, em Brasília.
A 5ª Conferência tem como tema: ‘‘Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!’’. Para realização do evento, a mobilização em todos os Estados brasileiros, já iniciou. O período de realização da Conferência Nacional será de20 a24 de novembro, quando reunirá delegados de todos os estadosem Brasília. Aetapa municipal está prevista para o período de 1º de março a 1º de junho de 2013 e a etapa estadual de 1º de julho a 28 de setembro de 2013.
O objetivo da Conferência é debater temas e projetos de interesse social, como a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados (governos federal, estadual e municipal) no que tange as políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.
O evento reuniu o secretário das Cidades, Camilo Santana, representantes de entidades sociais e prefeitos da região do Sertão Central, inclusive o anfitrião, prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta. Para Santana, o evento significa ampliar a discussão com a população: “Esse encontro parte do princípio de que as políticas precisam ser pensadas e discutidas com a sociedade, ou seja, quem conhece os problemas são os municípios, e é a partir daí que as pessoas têm que sugerir quais são as ações, quais são as prioridades”.
Ainda de acordo com o secretário, devem ser realizados em todo o Estado do Ceará oito seminários regionais. Quanto ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, Camilo afirmou que Quixeramobim tem dois projetos em análise que totalizam mais de 1 mil imóveis.
O prefeito Cirilo Pimenta ressaltou a realização do seminário regional: “Esta iniciativa representa justamente o encaminhamento de todos os sonhos que a comunidade tem de como deve ser nossa cidade. É a elaboração dos caminhos que a sociedade quer que a cidade siga para que possa lhe oferecer o maior conforto possível, isso em relação a energia, água, moradia, mobilidade e geração de emprego e renda. Na verdade um grande debate”.
Leia, também, no site Quixeramobim Agora