As policlínicas regionais inauguradas pelo Governo do Estado e em funcionamento no Interior dão cobertura à população a cerca de 2 milhões de habitantes a mais de 60 municípios e realizaram em conjunto, a partir de janeiro de 2011, 203.555 atendimentos até março deste ano.
São nove policlínicas regionais em funcionamento nos municípios de Sobral, Pacajus, Baturité, Itapipoca, Tauá, Aracati, Camocim, Brejo Santo e Acaraú. Na próxima sexta-feira, dia 17, o governador Cid Gomes vai inaugurar a 10º Policlínica, dessa vezem Campos Sales, no Cariri.
As policlínicas do tipo 1 oferecem 10 especialidades – cirurgia geral, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia -, exames de radiologia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica. As policlínicas do tipo 1 contam ainda com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.
Uma das primeiras a ser inauguradas, a policlínica regional em Baturité, já realizou 59.110 atendimentos, desde abril de 2011, e incorporou novas especialidades e realiza, também, consultas em dermatologia e pré-natal de risco.
Em Tauá, a Policlínica Dr. Frutuoso Gomes de Freitas, primeira a ser inaugurada, oferece também consultas em neurologia e já fez, desde janeiro de 2001, 50.396 atendimentos.
Nas policlínicas regionais, o encaminhamento de pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feita pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, de acordo com a disponibilidade de vagas. A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município.
No sertão central o município de Quixadá conta com uma Policlínica construída há mais de ano, contudo o governo do estado ainda não inaugurou, a população espera ansiosamente pela inauguração desse equipamento de saúde já que os que operam atualmente não estão atendendo aos usuários a contento. Várias são as reclamações da população sobre a área da saúde na cidade de Quixadá.