O Ministério Público do Estado do Ceará implantará, nesta quarta-feira, dia 15, às 9 horas, o Comitê de Enfrentamento às Drogas da 3ª Unidade Regional, no município de Quixadá, com o tema: “Construindo ações intersetoriais e interdisciplinares”.
A abertura do encontro contará com as presenças da vice-procuradora geral de Justiça e presidente do Comitê, Eliani Nobre; da promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública e secretária do Comitê, Isabel Porto; do promotor de Justiça, Marcelo Pires, além de membros do Ministério Público e autoridades locais convidadas.
O evento será realizado na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Quixadá localizado rua José Jucá, 551, no centro da cidade.
A terapeuta ocupacional e gestora da Dependência Química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Sandra Maria Coelho Ribeiro, apresentará o tema “Drogadição e Saúde Mental”. O diretor do projeto E-Jovem, Júlio César Cavalcante Bezerra, também participa do painel. Em seguida, “A dependência química no contexto familiar” será discutida com o psicólogo Thiago Sousa Félix.
O presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, major Edson Edalcio Aragão Silva, ministrará o painel “O papel da Segurança Pública no enfrentamento às drogas”.
Já o vereador de Fortaleza, Paulo Diógenes, também se engajou na caravana do Ministério Público, levando seu testemunho e traçando a parceria de projetos, com a finalidade de minimizar os males produzidos pelas drogas.
No período da tarde, serão formulados quatro grupos de trabalho divididos entre: prevenção, tratamento, reinserção social e segurança pública. Após esta etapa, será constituída uma plenária com elaboração das conclusões e indicação de boas práticas e fluxos de atendimento a serem adotados no âmbito do enfrentamento às drogas.