As discussões e as polêmicas são a marca da atual gestão da câmara municipal de Quixadá, no sertão central cearense.
Depois que o Presidente Pedro Baquit (PSD) assumiu a gestão do legislativo quixadaense a base de oposição aumentou e, com isso, vieram os desentendimentos, as denúncias e os bate-boca durante as sessões.
Só para verificarmos como anda o clima na câmara, na última sessão, que aconteceu na sexta-feira, dia 24, o Vereador Capitão (PT), ao centro na foto, disse que atual vice-prefeito de Quixadá, Antonio Wellington Queiroz, o Ci, recebeu dinheiro indevidamente da Prefeitura de Quixadá.
O Parlamentar trouxe a tona um dos maiores problemas já registrados na história política de Quixadá envolvendo um parlamentar do município. No plenário da Câmara, Capitão, fez o registro do caso do ex-vereador, e atual vice-prefeito, Cí, que foi acusado de receber dinheiro de forma indevida dos cofres públicos e até hoje não deu explicações convincentes para a população.
O fato ocorreu na última gestão do ex-prefeito, Francisco Martins de Mesquita, (1997-2000) quando Wellington Queiroz (Cí) na época era vereador e fazia a base de sustentação ao governo municipal. Segundo informações de parlamentares que vivenciaram o período, Cí, recebeu pagamento duplicado por pelo menos quatro anos, isso porque ocupava o cargo de ex-vereador era funcionário público municipal e ao mesmo tempo continuou a serviço do Setor de Arrecadação de Tributos da Prefeitura, apresentando indícios claros de incompatibilidade de função, pois de acordo com a legislação e a moral ética do serviço público, o ex-vereador deveria ter se descompatibilizado e optado por assumir um dos dois cargos, o que não o fez.
Naquela ocasião foi ventilada a possível abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades, porém informações de bastidores dão conta de houveram investidas do próprio Cí contra a implantação da mesma.
Agora com as declarações do vereador Capitão cresce os rumores sobre a possibilidade da matéria voltar a ser pauta nas discussões da Câmara Municipal de Quixadá.
O vereador Capitão aparteou a fala do colega Higo Carlos na palavra Facultada e disse que: “o ex-vereador Cí recebeu quatro anos dinheiro indevidamente do município, porque quem tem rabo de palha não pode tocar fogo no rabo de palha dos outros. Sabemos aqui que por mais críticas que eu recebi, de maneira nenhuma me omiti de vir para uma sessão e discutir os problemas da Secretaria de Agricultura, e nem vou me omitir. Sempre vou estar presente para assumir minhas responsabilidades e jamais a oposição vai ser irresponsável de prejudicar a gestão e ao povo de Quixadá”, desabafou Capitão.
Agora mais do que nunca a sociedade espera explicações por parte do ex-vereador e atual vice-prefeito, Cí, pois sua responsabilidade aumentou, por também ser gestor público e está à frente de uma gestão que nos seus cinco primeiros meses enfrenta sérios problemas, inclusive nas pastas mais criticadas por ele quando vereador, como era a Secretaria Municipal de Saúde, onde há registros que apontam irregularidades como falta medicamentos, perseguição de funcionários, inchaço da folha de pagamento de toda a administração com contratação de serviços prestados, sem contar com o nepotismo instalado em todas as esferas da gestão pública municipal, além de outros desmandos.
É triste Nossa Cidade está nesta situação,uma Vergonha a gestão atual,não pelo prefeito que foi eleito,pois ele é uma pessoa de bem,aliás João pra que voçe foi se meter ai mau amigo????voçe um cidadão,um homem de bem,saia dessa meu amigo….como eu falava:não pelo prefeito,mais pelo bando que está ao seu lado Jesus agora o Quixadá afunda
É isso minha gente de Quixadá nunca se viu tanta arrogância,prepotência e mentiras como se ver nessa administração como uma pessoa como o Ci que tem telhado de vidro dar um espetáculo daquele quem não sabe quem é essa figura carimbada e a secretaria sobrinha do prefeito de tanta prepotência parece que estar nas nuvens passando carão nos vereadores é demais para uma administração que não disse para que veio, o povo estar com medo acuado,já o prefeito em uma reunião com as pessoas do campo novo que estavam reclamando da falta de remédios disse que a população estava mentindo quer dizer só quem fala a verdade é o prefeito e a secretaria a população de Quixadá é toda mentirosa é muita arrogância cuidado Quixadaenses.
É uma pena que em tão pouco tempo o plenário da casa do povo, tenha se tornado um coliseu romano, local de onde os legítimos representantes deste mesmo povo se degladiam. Esquecendo-se do que mais interessam, as soluções para os problemas do município.
Mais isso tudo é resultado de administradores sem capacidade de exercer seus cargos, tanto na câmara como na prefeitura, pois hajem como se ainda estivessem em campanha política tentando a todo custo destruir os adversários políticos.
Quem deveria dá o exemplo era a situação pautando debates para o bem do município.
Se continuar assim o nível vai baixar mais ainda e se não chegarem a se agredirem em plenário envergonhando mais ainda nosso município.
Pena! Quem perde é o povo quixadaense.
Eu acompanho um pouco a atuação dos vereadores de Quixadá e posso dizer que tem parlamentares ali que não mereciam mesmo terem sido eleito, pois nem falar falam. Sobre esse caso acho que deve sim ser investigado, assim como o Pedro disse que abriria CPI para investigar as gaiolas aproveita a votação e faz a CPI do Cí também, assim a gente conhece quem realmente quer investigar ou só fazer politicagem
O Sistema Monólitos está de parabéns por mais uma vez trazer essa notícia em primeira mão. Ouvi quando o Cí participou no Ar,ele só esqueceu de dizer que crime contra a administração pública deve ser investigado e se encontrado irregularidades devem os culpados serem punidos. Sugiro que investiguem e façam ele devolver o dinheiro para a Prefeitura.
Quem não conhece que te compre, que o Vice-Prefeito anda dentro das irregularidades da nova gestão todo mundo sabe. Mas esse Capitão querer se dar de honesto e preocupado com o dinheiro público é uma piada. uma pergunta Capitão como era mesmo no seu tempo de Secretário? Quanto um agricultor pagava pra ter um trator da prefeitura ajudando nas suas terras? Pagava pra quem mesmo? E o dinheiro da DMASP que na época do Ilário nunca foi contabilizado?
Parabéns vereador Capitão pela coragem de denunciar o que está errado. O Cí nunca me representou na Câmara e eu não sabia dessa. Deve sim explicações para a população, agora eu quero saber se não vai ficar só no blá blá blá ou se vão investigar mesmo.
O Cí fala tando em devolver dinheiro para a Prefeitura, deveria dá exemplos e fazer o mesmo. Vai lá Cí, devolve o que pegou, mas devolve com juros e correção, pois é assim que o governo faz com a gente quando atrasamos uma conta.
As máscaras estão caindo, que moral o Cí tem de falar das gestões anteriores se está cheio de problemas. As palavras tem peso meu amigo, nunca condene ninguém pois você não tem esse poder, e o Cí sempre fez isso, irresponsavelmente na Câmara.
É tão engraçada a politica de Quixadá, esse Cí, viveu a vida batendo na Prefeitura e comia dinheiro ilegal. Bora vereadores, já que querem abrir CPI abram também para investigar o caso de Cí.