Fortaleza: Protesto termina em conflito com a Polícia no Palácio da Abolição

- por
  • Compartilhe:

As manifestações na noite desta quinta-feira, dia 20, em Fortaleza, com início na Praça Portugal, passagem pela Assembleia Legislativa, e encerramento, no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, na Avenida Barão de Studart, terminou em conflito com a polícia.

A multidão – calculada inicialmente entre 10 mil e 15 mil pessoas, ganhou força entre 18 e 19 horas, quando o protesto saiu da Praça Portugal descendo pela Avenida Desembargador Moreira e concentração em frente à Assembleia Legislativa. Até esse momento, tudo era pacífico.

Os militantes da manifestação carregava cartazes e faixas, pediam melhorias nos serviços públicos, gritavam contra a corrupção e ganharam a simpatia de muitos pedestres ou moradores que acenavam das suas residências para a multidão. Concentrados no cruzamento das Avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira, no Bairro Dionísio Torres, os manifestantes decidiram seguir em direção ao Palácio da Abolição.

Com o novo roteiro traçado, muitos simpatizantes e militantes começam a deixar a passeata. A maioria seguiu, porém, o novo roteiro que tinha destino o Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado. O movimento já não tinha mais a mesma adesão, mas mantinha o tom dos protestos. O clima começou a ficar tenso poucos minutos após a chegada à sede do Governo Estadual.

O confronto com os policiais integrantes da segurança do Palácio foi inevitável e, ao final da manifestação, pelo menos, 50 pessoas foram detidas. A polícia recorreu ao gás lacrimogênio para evitar a invasão da área interna do Palácio. Os manifestantes retiraram grades usadas para proteção e as jogaram sobre o espelho d’água da sede do Governo. Poucos participam dos atos de vandalismo e violência. Em outras capitais brasileiras, a grande maioria dos brasileiros fez protesto pacífico, mas, em algumas cidades, as cenas de violência com depredação do patrimônio público ficaram como registro negativo das caminhadas e passeatas.

CLIMA É PACÍFICO NA MANIFESTAÇÃO

A multidão passou pela Assembleia Legislativa sem incidentes e confrontos com a força policial designada para conter possíveis excessos. Os manifestantes desceram pela Avenida Desembargador Moreira e se concentram, neste momento, no cruzamento com a Avenida Pontes Vieira. O trânsito nas duas avenidas está parada. Os manifestantes chegaram a  se concentrar na área de acesso ao Plenário 13 de Maio, gritaram palavras de ordem, estenderam faixas e passaram – mais uma vez, sem gerar danos ao patrimônio público. O movimento é pacífico.

O público é calculado em pelo menos 15 mil manifestantes.

Manifestantes caminham pela Avenida Desembargador Moreira e, neste momento, estão concentrados entre as Avenidas Antonio Sales e Pontes Vieira. Os manifestantes descem neste momento em direção à Assembleia Legislativa. São, pelo menos, 15.000 manifestantes. A passeata é pacífica. Os policiais acompanham a multidão. Não há registro de tumulto.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa montou um esquema de segurança para se proteger das manifestações iniciadas na Praça Portugal, na tarde desta sexta-feira, no Bairro da Aldeota, com percurso pela Avenida Desembargador Moreira. A concentração dos manifestantes tem como destino à sede da Assembleia Legislativa, onde, nas últimas horas, funcionários colocaram tapumes e grades no acesso do Plenário 13 de Maio. Outra opção de percurso é a Avenida Beira Mar. Estabelecimentos e lojas do Shopping Aldeota e na área da Praça Portugal foram fechadas. O policiamento foi reforçado para evitar possíveis atos de vandalismo.

 

 

Fonte: Ceará Agora




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.