O Governo do Estado, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) realiza nesta quinta-feira, dia 25, a primeira reunião da Aliança Regional. A Aliança é uma agenda que está sendo organizada pelo Cede para fortalecer o desenvolvimento dos municípios a partir de uma visão regional, buscando identificar potencialidades em comum. No primeiro encontro, o Secretário Alexandre Pereira recebe os prefeitos do Sertão Central.
A reunião é resultado de um encontro que houve no início de julho em Banabuiú, a partir de uma solicitação da Amusc, Associação dos Municípios do Sertão Central.
“Fomos a Banabuiú ouvir os prefeitos da região e agora eles estão vindo ao Cede iniciar um trabalho de planejamento estratégico que pretendemos levar a diversas outras regiões do estado”, pontua Alexandre Pereira.
A ideia é estimular o desenvolvimento municipal de forma coletiva, por isso a concepção de Aliança. “Muitas vezes uma fábrica que um município ganha, acaba beneficiando o vizinho, que pode ganhar uma escola profissionalizante, e outro que recebe um fornecedor da fábrica”, explica o Secretário.
O Cede incentiva que municípios realizem estudos de potencial e planejamentos estratégicos a fim de facilitar o trabalho de articulação de novos negócios. Uma das principais linhas da política industrial do Governo do Estado é estimular a interiorização da implantação de atividades produtivas e o fortalecimento da rede de instituições voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico e a absorção e disseminação de novas tecnologias.
Quixadá precisa crescer, se desenvolver verdadeiramente recebendo investimentos federais, precisa ter um grande presídio, mais faculdades, precisa ter mais cursos superiores na UFC instalada aqui em Quixadá, enfim, Quixadá precisa de tantas mudanças, tantas melhoras….