Agricultores ocupam sede da prefeitura de Itapiúna

- por
  • Compartilhe:

Um grupo de agricultores ocupara a sede da Prefeitura do município de Itapiúna, no Maciço de Baturité.

Eles reivindicam o pagamento do garantia-safra, e relataram que somente deverão deixar o local quando receber o pagamento.

Entenda o caso.

Um erro no envio de dados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário impediu agricultores de Itapiúna de receber o Garantia-Safra.

Em uma reunião realizado no Auditório da Secretaria de Educação do município foi reinstalado a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias, onde na oportunidade foram corrigidos dados que foram enviados errados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA.

Os agricultores não receberam o Garantia-Safra devido o IBGE ter informado dados errados ao MDA e pela inatividade da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias.

A prefeitura de Itapiúna através da Secretaria de Agricultura mobilizou representantes do IBGE e da Coordenação Estadual de Estáticas Agropecuárias  para que o problema fosse resolvido. No entanto ainda não existe uma data prevista para que os agricultores comecem a receber o beneficio.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência  com o Semiárido, recebem a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

 

 

Leia, também, no site Itapiúna.com




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.