Criança é humilhada e agredida por policial no Ceará – VEJA O VÍDEO

- por
  • Compartilhe:

Um vídeo de uma criança sendo humilhada e agredida por um policial no Ceará foi divulgado nas redes sociais e causou indignação e revolta nos internautas. Jornais de praticamente todos os estados do Brasil repercutiram o vídeo, cujas imagens  foram machadas para resguardar os direitos do menor.

Nas imagens, o menino algemado é obrigado a imitar um personagem de desenho infantil e, em seguida, é covardemente agredido no rosto por um policial, que ri da situação.

Um rapaz também é violentado e forçado a cantar. “Tu sabe imitar o quê? Bora, canta uma música pra mim. Se tu errar, tu apanha”, diz o policial, que – em seguida – dá tapas na cabeça do jovem.

Assista ao vídeo clicando no link a seguir: Criança é agredida por policial no Ceará.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o vídeo está em análise pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) para verificar quando foi gravado e se os agressores são agentes de alguma instituição vinculada à Secretaria.

“Caso seja comprovada a participação de qualquer servidor da segurança cearense, seja da SSPDS ou da Secretaria de Justiça, a denúncia será imediatamente encaminhada para a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), órgão responsável por investigar e punir os agentes com mau comportamento”, disse por meio de nota a SSPDS.

Casos ‘comuns’

A prática de violência dos policiais em relação a crianças e adolescentes não é singular, é algo recorrente, de acordo com o sociólogo do Laboratório dos Estudos da Violência (LEV), César Barreira. “Existem denúncias muito fortes dessa prática, principalmente com adolescentes. Com criança é mais raro, mas existe”, afirma.

Segundo Barreira, a divulgação do envolvimento de crianças em delitos, como arrastões, afetam o comportamento dos policiais. “A ação dos policiais vai decorrer disso, porque eles são chamados para fazer valer a lei e a ordem. Então é criado todo um apelo social, para que ajam dessa forma. Eu não concordo com a prática”, comenta.

Para evitar casos como esse, o sociólogo sugere que o treinamento e a punição dos policiais sejam diferentes. “A formação tem que ser mais complexa. Eles precisam saber lidar com a juventude, com as crianças, com a questão de gênero e do turismo”. Barreira espera ainda que a punição seja mais rígida. “Tem que ser, para poder servir de modelo, refletindo a atitude dos outros”.

Centro de Defesa

O assessor jurídico do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Rafael Barreto, também acredita que a situação é preocupante, “porque as pessoas entendem as crianças de baixa renda como criminosas”.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança e adolescente tem direito à liberdade, respeito e dignidade. “Mas a lógica utilizada, infelizmente, é bater para corrigir. A gente tenta ressaltar que essa lógica tem que mudar”, diz Barreto.

No Ceará, para denunciar casos de violência contra menores de idade, deve-se ligar para a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), por meio do telefone (85) 3101.2044, ou para o Cedeca, (85) 3252.4202.

Fonte: Tribuna do Ceará




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Devia dar na cara desse bandido,para ver se dói né vagabundo?Você lá é policial,é um vagabundo de marca maior,mostra teu rosto se tu é homem para enfrentar o Coronel.

  2. ISSO ACONTECE A TODO SEGUNDO EM NOSSO PAÍS, ISSO QUANDO NAO SÃO ASSASSINADOS POR ESSES B…. DE FARDA,INCLUSIVE EM NOSSO QUIXADÁ!
    SE BATER EM MENOR RESOLVESSE O ASSUNTO NAO TERÍAMOS MAS CRIMINALIDADE EM QUIXADÁ HOJE! SENHORES “TACOBHEULES” TENHAO MAS ESPEITO COM AS PESSOAS, COM OS FAMILIARES DOS MENORES QUE VCS PRENDEM, JUGAM E CONDENAM A PENA QUE QUE VCS MESMO ESTABELECEM, REPITO: TENHAM MAIS RESPEITO,PORQUE NEM TODO MENIOR É INFRATOR NAO, E SABE PORQUE QUE O ECA PROTEGE TANTO O MENOR? PORQUE ELE FOI FEITO POR PESSOAS ESTUDAADAS E CAPACITADAS PRA FAZE-LOS, E ELES ENTENDEM QUE UMA CRIANÇA, EM FORMAÇÃO DE SEU CARATER PODE REDIMIR-SE,NAO ERRAR MAIS, E ESSE MESMO ECA PROÍBE QUE O MENOR SEJA AGREDIDO ATÉ PELOS PAIS, IMAGINE POR PESSOAS BAIXAS, CHEIAS DE SÍ E QUE SE ACHAM DONOS DA RAZÃO SOMENTE PORQUE UMA PISTOLA NA CINTURA EXIBIDA PRA TODO MUNDO VÊ,OU UM COLETE A PROVA DE BALA QUE NAO IMPED QUE EU CIDADÃ QUE SOU FAÇA UM COMENTÁRIO ASSIM, OU ATÉ MESMO UM STATUS DE POLICIAL E QUE ISSO LHE DA O DIREITO DE GRITAR , CHIGAR E HUMILHAR FAMILIARES DE “MENORES”. ESQUECERAM QUE ATÉ QUE SE PROVE O CONTRARIO NINGUÉM É CULPADO?
    ISSO É SOMENTE PRA QUEM A CARAPULSA SERVIR, O RESTANTE NAO SE SINTA OFENDIDO, EU OS RESPEITO.

  3. É flagrante o despreparo da maioria dos policiais militares. É preciso haver uma reforma, mudanças na estrutura da Polícia, tanta civil quanto na militar,com mais treinamento, capacitação dos policiais e também valorização, a começar pelo salário. É preciso mudanças, reformas na estrutura do Estado, para que evitar todos descasos, violência instituída, pois o que está sempre acontecendo é fruto de maus governos e corrupção generalizada

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.