Presidente da Câmara deixa cidadãos indignados ao se recusar a ser revistado pela polícia

- por
  • Compartilhe:

O município de Quixadá, no Sertão Central cearense, vive um clima de insegurança. No ano passado foram registrados sessenta e cinco homicídios, número que causa uma enorme sensação de falta de segurança na população.

Justamente com o objetivo de combater a violência, as forças policiais sob o Comando do Cel. Calixto,  resolveram intensificar o que se denomina de “blitz de saturação”. Nela, policiais militares realizam, nos bares e restaurantes da cidade, atividades de revista em todas as pessoas presentes.

Relacionado a tais blitzes, o Monólitos Post recebeu de um leitor um e-mail informando acerca de algo inusitado: no último sábado, dia 18, uma autoridade do município de Quixadá se recusou a ser revistada, insinuando ser importante demais para ser alvo da medida policial.

O leitor que nos enviou a informação não deseja ser identificado, mas considerou que a autoridade quixadaense adotou uma atitude inadequada, especialmente porque a mesma autoridade, em seus discursos, demonstra o desejo de diminuir a violência em Quixadá.

1385439_341205592681860_474455603_nSegundo o leitor, policiais militares estavam realizando uma revista no restaurante Nori, no centro da cidade, e por coincidência encontraram lá o Presidente da Câmara Municipal de Quixadá, o vereador Pedro Baquit que, segundo o leitor, se recusou a ser revistado. Pedro teria dito: “Sou a segunda pessoa mais importante no município, não quero que vocês me revistem!” 

Mesmo com a recusa do presidente do legislativo, os policiais não hesitaram e revistaram o vereador. Algumas pessoas que presenciaram a cena ficaram indignadas, pois, para elas, o vereador deveria, na verdade, ser exemplo e mostrar que o gesto dos policiais serviria para diminuir os índices de violência no município.

A atitude da “segunda pessoa mais importante” de Quixadá neste episódio com certeza não chega em boa hora. A população está muito assustada com a crescente violência e o combate contra ela deveria partir, com maior vigor, das próprias autoridades constituídas. Não deveria o vereador ter parabenizado os policiais que estavam realizando um trabalho de combate a criminalidade, cooperando com eles, em vez de apresentar uma inexplicável recusa?

No ano passado, o prefeito João Hudson envolveu-se em uma grande polêmica por causa de blitzes realizadas pela polícia. Ele teria ido ao comando do 9º Batalhão da Polícia Militar para pedir que o então comandante, Tenente Coronel Paiva, não realizasse mais blitzes na cidade. A denúncia teria partido do próprio Coronel Paiva. Na época, o vereador Luiz do Hospital manifestou profunda indignação com o pedido do prefeito. Ele disse: “O Comandante não disse apenas uma vez, ele repetiu três vezes durante a reunião que o prefeito João da Sapataria foi pessoalmente lhe pedir para não realizar mais blitz em Quixadá, e isso é um absurdo, é uma completa falta de responsabilidade para com a população de nosso município.”

Quer seja a primeira ou segunda pessoa mais importante, quer seja qualquer outra, o que a população espera dos homens públicos é verdadeiro compromisso com as causas essenciais ao bem estar da cidade, tais como o combate à criminalidade.

Tentamos obter a versão do Presidente da Câmara sobre o episódio, porém, sem êxito.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Como funcionário do povo e EMPREGADO e bom ele lembrar que antes de se decretar autoridade fora da exercício da sua função ele e um cidadão comum e ele não esta acima da LEI e ORDEM e ele como servidor publico deveria saber que na linha de sucessão o segundo é o vice prefeito.
    E desse jeito basta aparecer gente com disposição para trabalhar que os IMPORTANTES de Quixadá se sentem ameaçados.

  2. A grande realidade é que enquanto o povo se fizer de escravo, subserviente, analfabetos políticos, essa situação vai ser sempre assim, a sociedade será sempre dominada, escravizada, muitos são levados a cargos públicos forjados pela elite repressora, pelos oligarcas, coronéis, e a história, essa tragédia vai se repetindo sempre, os impostos que pagamos em sua maior parte vai sustentar os parasitas, os corruptos infames e preguiçosos, porém super para tomar decisões em prol de familiares e pessoas ligadas ao sua organização, por isso deve haver reforma política, reforma de um modo geral na esfera federal, estadual e municipal, para que todos sejam tratados com igualdade, para assim haver fraternidade e JUSTIÇA, por isso fora dos cargos públicos todos os parasitas, foras da lei, raça de maus gestores com consciência de rato…

  3. Volto a repetir esse rapaz nunca teve, nem de longe, capacidade para ser um chefe de um poder local.
    Essa nota só mostra isso, qual o problema em ele botar a mão na cabeça para ser revistado?
    Ele queria que os policiais chegassem e pedisse dois beijinhos a ele e depois desse um abraço e fossem embora?
    Os policiais vivem arriscando suas vidas atrás de bandidos e traficantes, portanto como não tem escrito na testa de ninguém quem é cidadão ou bandido acredito que nada custa uma pessoa se levantar e colocar a mão na cabeça enquanto é revistado pelos policiais.
    Me digam onde está o erro desse atitude?
    Pedro Baquit ainda tem que estudar muito para ser uma pessoa séria, humilde e capacitada.

  4. eu sou cidadão,, sou comerciante, não tenho ficha na policia,, e mesmo assim axo uma abordagem de polícia normal,!!!!!!!!!!!!!!!!!! seja ela como for,! se eu não tiver irregular, serei liberado não custa mais q 02 minutos,!!!!!!!!!!!!! polícia tem q ter essa pegada mesmo,!!!!!!!!!!!!! ou será q esses q foram constrangidos não gostam de segurança,, inclusive, o Sr. Pedro Baquite, deve dar exemplo como um cidadão deve se comportar,!!!!!!!!!!!!! ele mesmo disse q é a segunda maior autoridade,, ta certo q é a segunda maior autoridade, e isso não seria abuso de autoridade,????????????????!!!!!!!!! em Pedro Baquite???!!!!!,, no comentário de esclarecimento abaixo, foi dito q os policias chegaram e mandaram por as mãos na cabeça e ficar de frente p/parede, q constrangimento é esse se devemos aplaudir o trabalho dos policias q tentam por segurança,?!!! Bandidos pedem tá em qualquer ambiente,! são os q se veste bem,!!!!! e come caro tambem,!!!!!!! agora, mendigo usador de drogas é q vc talvez classifica como bandido,!??? veja Sr. pedro Baquite q na camara federal,, Senado,,Presidencia da república é cheio de gente com condutas indignatória p/ os cidadãos,!!!!!!! e vc não estava com uma plaga na testa dizendo,, sou a segunda maior autoridade da cidade de Quixadá, e não posso ser revistado,! por ordem da justiça,! saiba q só existe um q conhece as pessoas e suas condutas, ele é DEUS,!…..Q isso sirva de exemplo p/ vcs q ficam constrangido.

  5. Nota de esclarecimento do Presidente da Câmara:

    Devido ao respeito pelo cidadão de bem de nossa cidade e por todos que acreditam nas instituições sérias, tais como a Polícia Militar e a Câmara Municipal, venho esclarecer notícia veiculada em redes sociais e por uma pequena parte da mídia.
    Na noite de sábado, 18, estávamos: Eu, minha prima Clarissa e o seu namorado, no restaurante NORI. Quando vejo uma composição da Polícia Militar aproximando-se das mesas do restaurante.
    Noto num primeiro instante, e com certa surpresa, a atitude enérgica de um policial, mandando todos os homens levantarem e se colocarem encostados na parede. Sem se quer um “boa noite”, nem muito menos qualquer explicação da operação, o comerciante Jorge Pinheiro, é colocado na parede e revistado, para mim, de forma truculenta e desnecessária.
    Alguns outros cidadãos perguntaram se era necessária tamanha energia…
    Chegando a minha mesa, o policial mandou encostar-se à parede e colocar a mão na cabeça. Prontamente lhe disse que tivesse educação, e tratasse todos na mesa com respeito e cordialidade. O mesmo foi perguntando quem era eu pra ensiná-lo a trabalhar.
    Disse-lhe que era Presidente da Câmara e que a abordagem dele era extremamente desnecessária, pois ali era um ambiente familiar, e que ele estava assustando os jovens e as crianças.
    O Tenente Demétrius, que fazia parte da operação, viu que a situação estava totalmente fora do objetivo da mesma, que era trazer segurança ao público e não insegurança. Eu disse ao tenente que poderia me revistar, pois eu estava ali pra colaborar e dar exemplo. Fui revistado e a situação ficou amenizada.
    Na segunda-feira, ontem, procurei no quartel da Polícia Militar, o comandante Cel. Calixto. O mesmo narrou que havia recebido algumas reclamações da forma errada de abordagem de alguns policiais de fora.
    O Cap. Vidal também estava presente e relatou que erros assim são inadmissíveis e que o equívoco de uns, não reflete o valor nem a luta da polícia para atender bem e proteger o cidadão. Prestou-se a dar qualquer esclarecimento sobre a situação e disse que a polícia militar está sempre, não só do lado, mas ao lado da população.
    Gostaria de finalizar dizendo da minha estima e respeito pela Polícia Militar, uma entidade séria e que merece toda nossa reverência.
    Uso o espaço das redes sociais para fazer o bem, agradar, informar minhas ações enquanto político e jamais para desfigurar ou distorcer realidades. Não acho sadio usar instituições sérias, como plano de fundo para picuinhas políticas ou vinganças pessoais. A imprensa deve ser usada para informar fatos e notícias.

    Atenciosamente,

    Pedro Baquit.

    P.S.: #Chupa13

  6. É isso que dá colocar moleques pra gerir um Município do porte de Quixadá, parabéns aos seus amigos bebedores e acompanhantes de cachaça de plantão que o colocaram em tal cargo. Eles merecem cada episódio que esse MIOLO DE POTE faz. “Cada nação tem o governo que merece”.

    Socióloga.

  7. Este é o político que a população elegeu. Além de lhe faltar humildade, falta-lhe conhecimento também. Vereador não é imune a abordagens policiais não Seu Vereador. Por que se recusa a ser abordado? Eu mesmo já fui abordado com minha família, e, após a abordagem agradeci aos PMs pelo serviço de prevenção. E acho que tal serviço deve ser feito rotineiramente, assim, como está sendo feito. Maior do que a violência são a ignorância e incompetência que paira em nossa cidade.

  8. Ta esplicada porque as investigações não dão em nada,parabens a pm de quixada q cumpriu seu dever. o segundo pessoa mais poderosa do Quixada a dar mau exemplo da uma pisada na bola , devia usar coroa de diamantes. poderoso meu rapaz é DEUS.

  9. Qual será o projeto de prevenção e combate a violência vem sendo desenvolvido por esta 2ª pessoa mais importante da cidade de Quixadá? Senhor vereador a segurança pública faz parte de sua vida…você precisa conhecer o mundo de vários ângulos. Ou acorda você mora no Brasil…(excluído).

  10. Só para lembrar ao excelentíssimo vereador que ninguém é melhor q ninguém, do pó vinhemos para o pó voltaremos..

  11. vereador que o povo merece ele com certeza não entrou sem ser eleito,taí o que ele elegeram.

  12. INFELIZMENTE A BANDIDAGEM EM QUIXADÁ ANDA “PARA CIMA E PRA BAIXO” NAS BARBAS DA POLICIA. SE DUVIDAR USAM AS VIATURAS COMO TAXI. É CLARO QUE A POLICIA SABE QUEM É ESSA LAIA QUE ENVENENA E ATERRORIZA A SOCIEDADE QUIXADAENSE A PONTO DOS PAIS DE FAMILIA E SEUS FAMILIARES SE TORNAREM REFÉNS E PRESOS EM SUAS PRÓPRIAS RESIDENCIAS.

    A MERDA NESSA SOCIEDADE SÓ IRÁ DESCER PELO ESGOTO QUANDO CADA CIDADÃO SE CONSCIENTIZAR E AO INVES DE PERDER TEMPO BUSCANDO SEUS DIREITOS NAS LEIS BRASILEIRAS QUE, PARA ALGUNS, NÃO PASSAM DE PAPEL HIGIENICO, DEIXANDO IMPUNE OUTROS QUE CALAM E LIMPAM A BOCA DOS JURISTAS COM CÉDULAS ALTAS. (NÃO VAMOS GENERALIZAR É CLARO).

    CRIME ORGANIZADO NÃO EXISTE. O QUE EXISTE É UMA JUSTIÇA DESORGANIZADA E DISFARÇADA DE CEGA, COM PESSOAS IRRESPONSÁVEIS SENTADAS EM SEUS GABINETES CLIMATIZADOS E INFORMATIZADOS COM ESCRAVOS E BAJULADORES A DISPOSIÇÃO DELES.

    TA NA HORA DA SOCIEDADE SE ORGANIZAR E TER SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS DE BANIR A IMPUNIDADE E FAZER JUSTIÇA (excluído). TA NA HORA DE FORMAR (excluído) E COMEÇAR A (excluído) INFECTA NOSSAS CRIANÇAS E NOSSOS LARES E NOS IMPEDE DE RESPIRAR OS ARES DA LIBERDADE.

    ONDE ESTÃO AQUELES QUE SE AUTODENOMINAM DE “AUTORIDADE”? (Excluído)

    ENQUANTO CADA CIDADÃO CONTINUAR COM MEDO, APRISIONADO EM SEUS LARES, MANIPULADOS PELA MÍDIA (QUE É OUTRA MERDA) NADA DISSO ACABARÁ. TODOS OS DIAS TEMOS PAIS DE FAMILIA ASSALTADOS E ASSASSINADOS DEIXANDO ÓRFÃOS E VIUVAS.

    AGORA NÃO VENHAM COM ESSA CONVERSA FIADA DE DIZER QUE AS “AUTORIDADES” NÃO SABEM QUEM SÃO OS TRAFICANTES, OS ASSASSINOS, OS DONOS DE BOCA DE FUMO, OS CHEFES DA PISTOLAGEM. É CLARO QUE ELES SABEM. DA MESMA FORMA QUE ELES SABEM QUEM É O LADRÃO DE GALINHA E O PRENDEM DEBAIXO DE CORONHADAS, PORRADA E CACETADAS, ELES SABEM TAMBÉM QUEM SÃO OS CHEFÕES DO CRIME. A DIFERENÇA TALVEZ ESTEJA EM QUE UM FRANGO É INSUFICIENTE PARA CALAR A BOCA DE ALGUNS E CEGAR OS OLHOS DE OUTROS.

    ACORDA POVO! VAMOS NÓS MESMOS (excluído) VISTO QUE AS MÃOS DE ALGUMAS “AUTORIDADES” ESTÃO NOITE DIA CONTANDO DINHEIRO OU OCUPADAS COM COPOS DE WHISKY.

  13. agora eu não sei por q envolver o prefeito,!!!!!!!!!!!!! essa foto nem original é! fizeram uma montagem só p/ ter q denegrir a imagem do prefeito,!

  14. isso é uma vergonha,!!!!!!!!!!!! quem poderia dar exemplo, faz um papel desses,!!!!!!!!! tenha vergonha PEDRO BAQUITE,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. COMPARTILHO DA IDÉIA DE QUE A HUMILDADE FAZ BEM A TODOS, ASSIM COMO COMPARTILHO QUE ESSE PRESIDENTE NÃO TEM CONDIÇÕES MORAL, ÉTICAS E PSICOLÓGICAS DE ESTAR A FRENTE DE UM IMPORTANTE PODER.

  16. Vamos ter mais humildade nesse momento. Principalmente para quem tem um projeto para o futuro. Não é de salto alto que conseguimos nossos objetivos. E lembre-se: “o poder passa e passa muito rápido. É efêmero”.

  17. É impressionante como esse site e rádio Liderança trás qualquer assunto para falar MAL dos administradores de Quixadá. O leitor não precisa se identificar, qualquer matéria que degrine a equipe do João é publicada na hora.

  18. Sempre soube que esse rapaz não tem equilíbrio suficiente para presidir a câmara.
    Esse episódio serve apenas para mostrar o retrato dessa administração: arrogância, petulância, falta de humilde e incompetência.

  19. Pode ser a “segunda mais importante”, mas, certamente, é a PRIMEIRA EM INCOMPETÊNCIA. Lamento que este senhor se preocupe apenas com o “status” e não com o bem da cidade. Episódio lamentável, triste, que só mostra o quanto os eleitores de Quixadá não sabem escolher seus representantes. Mas é compreensível a atitude deste senhor; arrogância vem do berço.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.