Pessoas que apresentam feridas na pele que demorarem mais de 4 semanas para cicatrizar, variação na cor de sinais, manchas escuras, manchas que coçam, manchas que ardem, manchas que descamam ou manchas que sangram devem recorrer o mais rápido possível ao dermatologista. O diagnóstico do câncer de pele não melanoma pode apresentar dois tipos de diagnóstico. O carcinoma basocelular é diagnosticado através de uma lesão (ferida ou nódulo) com uma evolução lenta. O carcinoma epidermóide também surge por meio de uma ferida, porém, que evolui rapidamente e vem acompanhada de secreção e de coceira. A maior gravidade do carcinoma epidermóide é devido à possibilidade que esse tipo de câncer tem de apresentar metástase.
Há três formas de Câncer da Pele. As duas mais comuns são o CARCINOMA BASOCELULAR e o ESPINOCELULAR, correspondendo a 90% dos casos. O MELANOMA MALIGNO, a terceira e a mais agressiva das formas, pode disseminar-se pelo corpo. Quando detectados precocemente e tratados adequadamente, cura-se praticamente 100% de todos os casos. O uso regular de proteção solar, o auto-exame da pele e a imediata comunicação de alterações a seu Dermatologista fazem do câncer de pele uma doença altamente previsível e curável. Lamentavelmente, muitas pessoas se expõem inadequadamente ao sol, fazem uso de bronzeamento artificial e não procuram auxílio médico em tempo hábil. Além do Câncer da Pele, o excesso de radiação ultravioleta pode causar dano aos olhos, diminuição da defesa do organismo e envelhecimento precoce.
FATORES DE RISCO PARA CÂNCER DE PELE
Ninguém está livre da possibilidade de desenvolver Câncer da Pele ou outros problemas de saúde, decorrentes da exposição errada aos raios ultravioleta, mas os fatores abaixo relacionados aumentam os riscos.
1. Pele de cor clara. 2. História Familiar de Câncer da Pele. 3. História pessoal de Câncer da Pele. 4.Exposição crônica ao sol. 5. História de queimaduras solares severas na infância e adolescência. 6.Certos tipos de sinais e grande número de sinais. 7. Sardas são indicadores de sensibilidade e de dano solar.
SINAIS DE ALERTA
Pelas características próprias da pele, o Câncer de pele pode ser detectado precocemente. O auto-exame e o exame dermatológico, visando a determinar alterações que necessitam de tratamento, podem resultar na completa cura para todos os tipos de Câncer da Pele, a forma de Câncer que mais cresce no mundo todo. Lesão da pele que aumenta de tamanho ou que tem aspecto de uma pérola, translúcida (semitransparente), marrom, vermelha, rósea ou multicolorida. Sinal que mostra mudanças na coloração e /ou na textura, que se torna de bordas de formato irregulares, aumenta de tamanho, ou é maior que a ponta que não escreve do lápis. Mancha ou sinal que persiste com sensações de coceira, sangramento, ” uma ferida que não cura”, ou que cura e novamente abre, por mais de 3 semanas.
AUTO-EXAME DA PELE
O que é o auto-exame da pele? É um método simples para detectar precocemente o câncer de pele, incluindo o melanoma. Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda não invadiu profundamente a pele, o câncer de pele pode ser curado. Quando fazer? Ao fazer o auto-exame regularmente, você se familiarizará com a superfície normal da sua pele. É útil anotar as datas e a aparência da pele em cada exame. O que procurar? Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor Feridas que não cicatrizam em 4 semanas. Deve-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo:
Assimetria – uma metade diferente da outra.
Bordas irregulares – contorno mal definido.
Cor variável – várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul.
Diâmetro – maior que 6 mm
Como fazer? 1. Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo; 2. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas; 3. Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital; 4. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os entre os dedos; 5. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas; 6. Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.
ATENÇÃO: Caso encontre qualquer diferença ou alteração, procure orientação médica. Evite exposição ao sol das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros.
Tratamento do Cancer de Pele
Em ambos os casos a cirurgia é o tratamento mais indicado. Porém, dependendo da extensão, o carcinoma basocelular pode também ser tratado através da terapia fotodinâmica. No caso do carcinoma epidermóide, o tratamento usual é feito basicamente através de procedimento cirúrgico.
*As orientações são da Dra Paula Penna, médica dermatologista, formada pela Escola Paulista de Medicina, fellowship pela Thomas Jefferson University, Filadélfia, Estados Unidos. CRM-SP 87.393.
—///—
Esses sinais sei de trás pra frente pq infelizmente tive CA de pele, mas graças a Deus venci. Foi um tratamento sofrido, por isso sempre aconselho aos colegas e conhecidos que cuidado com a exposição no sol,observe manchas na pele que demoram a cicatrizar e procure sempre um médico especializado que vc tenha indicações boas sobre esse profissional para que o diagnóstico seje preciso pq quanto mais rápido a descoberta, mas chances de cura.