Manobras para atrasar CPI da Saúde colocam em xeque a reputação do parlamento de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Os parlamentares do município de Quixadá, no sertão central cearense, aprovaram no dia 12 de dezembro de 2013 a abertura de uma CPI destinada a investigar a situação da saúde no município, bem como outras possíveis irregularidades que teriam sido cometidas por agentes públicos no período entre 2001 e 2012. Três meses depois, nada aconteceu ainda.

Na sessão da última sexta-feira, 14, o Presidente da Câmara, vereador Pedro Baquit, combinou uma reunião que seria realizada na tarde do mesmo dia entre os vereadores. O objetivo seria organizar a CPI e colocá-la para funcionar. Porém, antes que a tarde chegasse a reunião foi cancelada e remarcada para a manhã de segunda-feira, 17. Mas dos 17 vereadores da Câmara, apenas nove compareceram. Nem mesmo o Presidente da Câmara estava lá.

Em vista da inviabilidade de se decidir o assunto nestas circunstâncias, a reunião foi remarcada novamente para a tarde do mesmo dia. Novo fiasco. Se pela manhã o líder do governo, Audênio Moraes, esteve presente e o presidente da câmara não, à tarde o presidente da Câmara esteve presente e o líder do governo não.

Além da falta de apoio presencial, entrou em jogo propostas de abordagens para a CPI que com certeza não contemplam a vontade da população, o que coloca em xeque a reputação da Câmara Municipal. Por exemplo, de acordo com o vereador Luiz do Hospital, o presidente Pedro Baquit teria resolvido adotar uma linha cronológica para as investigações, em detrimento das necessidades mais urgentes da população. A ideia do parlamentar, que apenas alguns dias atrás estava provocando a gestão municipal por sugerir audiência pública sobre o tema da saúde,  seria começar os trabalhos da CPI analisando apenas o passado e prosseguir, ano após ano, até chegar à gestão atual.

A ideia dos chamados “vereadores de oposição” é outra. Para eles, é mais lógico e muito mais urgente verificar a situação da saúde nos dias de hoje, enquanto há tempo para que os assuntos sejam corrigidos. O passado também deverá ser investigado, porém, o presente, segundo eles, é muito mais importante, pois produz impactos imediatos sobre a população.

Muitos veem as manobras para oferecer livramento cronológico à gestão atual apenas como uma tentativa de não desgastá-la em ano eleitoral. Seja como for, a opinião pública deseja passar Quixadá à limpo. Enquanto isso, os vereadores que mais defenderam a CPI começam a desacreditar da possibilidade de instala-la sem ser por vias judiciais. A população, enjoada de manobras politiqueiras, só quer que os assuntos sejam colocados em pratos limpos e que seu parlamento não lhes falte com a palavra.

E você? O que acha? A CPI da Saúde sai ou não sai?

—///—

CURTA A FANPAGE DO JAIME NO FACEBOOK




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Marcos, meu bixim, teu discurso tá mudando, vc aprende!

  2. Pois é, nas próximas eleições municipais eles estarão de volta querendo se reeleger, já que é uma moleza ganhar dinheiro trabalhando muito pouco ou quase nada, para não dizer NADA, aí então eu quero ver se a maioria do povo vai ser novamente enganada. Não devemos esquecer que somos nós quem poderá mudar isso tudo, se não tem candidato bom, é melhor não votar nesses que já provaram que não irão fazer nada para a população. Irão fazer muito para eles mesmos, essa é a grande verdade, se novamente eleitos. Isso eu já sabia. Dou Graças a Deus, por ser livre e não ser puxa-saco e nem tampouco analfabeto político. Muitos votaram neles e agora estão recebendo não a recompensa, mas sim o castigo.

  3. E quem disse que eles estão preocupados com REPUTAÇÃO ???
    O negócio está ridiculamente e estratosfericamente esculhambado.
    É impressionante a falta de escrúpulos dessa conjuntura.
    Alguém, de autoridade máxima, precisa urgentemente fazer alguma coisa !!!
    PELO AMOR DE DEUS !!!

  4. A equipe do João provavelmente é inocente. A Juiza extinguiu o processo por falta de prova.
    Mas a do Ilário e Rômulo ninguém sabe né? Nas dúvidas, é bom que essa CPI ocorra logo….

  5. Huuummmm … E a Aída agora vai destruir a UPA é? Sim pq, destruiu os PSF’s, a Secretaria de Saúde do Município, mas foi pouco né? Tem que destruir é tudo, né? Sim, pq destruição pouca é BOBAGEM!!! E ela é boa no que faz, quando põe o pé, AFUNDA QUE É UMA BELEZA !!! ACABA NÃO MUNDÃO … QUE FALTA É COISA PRA SER DESTROÇADA !!!

  6. MINISTÉRIO PÚBLICO SOCORRRRRRRRRRRO. OS QUIXADAENSES IMPLORAM POR AJUDA.

  7. VERGONHA TOTAL DESTA EX-CASA DO POVO, ATE QUANDO ESTA MAIORIA DE VEREADORES VÃO SER CONTRA O POVO.

  8. kd as denuncias das gaiolas fantasmas q tbm não tiveram resultados a justiça desse pais e realmente cega.

  9. olhando para essa mesa me dá vonta de provocar,tudo pau mandado,Aida mandada pelo Baquit,Carlos Eduardo(vulgo DUDU amigo de sempre)pau mandado do Baquit eo proprio Pedro que o sobrenome ja diz tudo,vergonha,vargonha,aonde vamos parar desse jeito,ninguem merece uma politica suja,perversa,jogando a culpa pra cima fazendo sorteio,e este prefeito ta fazendo leilão das secretarias,para lascar mais ainda a tampa,é o povo pensar que o Ex prefeito gaioleiro,colunista de hospital e andador da estrada do cedro seja a melhor opção para salvar quixadá,não sou eu que to dizendo tudo isso,o ministério publico e o vereador da mala preta que chutou o balde e depois saiu pegando os cacos,aquele vereador que arrematou no leilão das secretarias no inicio do governo,salvo o engano foi a Sec da Agricultura e caiu fora depois,politica de vergonha se faz para o povo e não para grupinho de politico,né verdade grande O Observador,alfinetando você,tu fazes de quanto pior melhor para esculhambar,sahusahushau,rs rs rs rs,ai meu coração,ainda faltam 2 anos e 9 meses de muita SAPATADA.

  10. Isso ae chama-se pailassada.

  11. Eu gostaria de saber onde está o promotor ou a justiça do nosso município que não tomou nenhuma atitude mediante acusações tão graves como o uso de nota frias, favorecimentos, etc.?

    Se nós, enquanto população, não nos mobilizarmos para exigirmos nas ruas e com voz altiva não veremos avanço e mudança nunca nessas práticas escabrosas que só beneficia sempre as mesmas pessoas gananciosas.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.