Caravana do Coração leva saúde preventiva ao sertão de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

A matéria a seguir é uma reprodução do texto publicado pelo Diário do nordeste, de autoria do jornalista Alex Pimentel. Descreve com precisão como surgiu, como funciona e como é avaliada pela REGIONALpopulação a Caravana do Coração, iniciativa do médico quixadaense Dr. Ricardo Silveira. Confira.

Quixadá. Neste município, um grupo de médicos está pondo à prova os ensinamentos da profissão e valorizando a vida humana acima de tudo. Prezando pela causa humanitária e atendendo de maneira filantrópica, eles renovam a esperança de centenas de pessoas dispostas a enfrentar uma fila para receber um pouco de atenção num consultório, improvisado numa sala de aula, biblioteca, ou num almoxarifado. São os voluntários da Caravana do Coração, criada pelo cardiologista Ricardo Silveira, de 39 anos. Ele divide o seu tempo entre o Prontocárdio e o Hospital São Carlos, em Fortaleza, e a Clínica São Rafael, em Quixadá, com essa ação nas comunidades do Interior.

Conforme o médico idealizador da caravana especial, a iniciativa começou ao surgirem constantes pedidos de consultas e exames no município do Sertão Central. Nos últimos anos a cidade vem enfrentando colapso na área de saúde pública. A procura é intensa por exames complexos como o eletrocardiograma e a endoscopia digestiva. Era preciso fazer algo para reduzir a demanda e salvar vidas. Ele conseguiu convencer outros colegas a dedicarem o pouco tempo livre para atender ao próximo. Enfermeiros, auxiliares de enfermagem e voluntários também aderiram à causa.

Após seis meses de ações, o modelo de assistência à saúde, secundária, está atingindo proporções muito superiores às previstas. Além dele, cardiologista, um gastroenterologista, um ginecologista e um clínico geral estão aderindo à Caravana. O Projeto Sorrisão, desenvolvido por odontologistas de Fortaleza, também passou a acompanhar a Caravana ensinando noções de higiene bucal, aplicando flúor, realizando palestras e distribuindo kits, gratuitamente. Na última Caravana foram distribuídos 708 conjuntos contendo escova, creme dental e enxaguante.

Na próxima jornada, programada para o distrito de Juatama, neurologistas e pediatras também participarão. Com eles o número de atendimentos deverá aumentar e superar ainda mais os prestados pelos órgãos oficiais. Num único dia eles realizaram mais de 120 eletrocardiogramas. Ainda neste mês a Caravana do Coração passará a atender outro município, Banabuiú, visitando o distrito da Barra do Sitiá no próximo dia 30.

Para o motorista profissional Jonatha Will Carneiro da Silva a proposta do atendimento comunitário é espetacular. Ele passa muito tempo dirigindo nas estradas e, nos últimos meses, passou a sentir cansaço. Preocupada, foi a esposa que insistiu para ele fazer os exames na Escola, próximo à sua casa. Ficou impressionado com a multidão e ao mesmo tempo com a agilidade da equipe do mutirão de saúde, sem burocracia. Apontando para a enorme fila, o motorista disse que “aqui, apesar da aflição de uma doença grave tá todo mundo feliz”.

Incidência

Conforme o médico, cerca de 28% dos óbitos registrados em Quixadá, são de complicações no coração. Apesar do pouco tempo, o sistema de assistência já está sendo comparado a outro modelo de política pública originário do Ceará, o Programa Saúde da Família, criado por outro médico cearense, Odorico Monteiro, na cidade de Icapuí. Em breve a Caravana do Coração poderá ser difundida em todo o País. Para tanto, Ricardo afirma depender exclusivamente dos gestores públicos a assistência à saúde secundária fora dos grandes centros especializados.

Com 11 anos de experiência na saúde pública em cidades do Interior do Ceará, dentre elas Choró, Mombaça, Pedra Branca e Quixeramobim, o médico cardiologista Maximiliano Ludemann considera interessante o modelo que leva o especialista ao paciente. Ele viaja, em média, mil quilômetros por semana, atendendo hospitais da região. Aguarda ser convidado para participar do projeto itinerante.

“A Caravana do Coração é só um ato voluntário de profissionais que gostam mesmo de ajudar os outros. Um ato que traz inestimável satisfação e que é recompensador por natureza. Se alguém prefere acreditar noutra coisa, não me resta alternativa a não ser respeitar isso. Mas se vou continuar usando os dons que Deus me deu para ajudar os outros, isso independe de política ou de qualquer outra coisa. A Caravana do Coração é um ato de cuidado com as pessoas e ela continuará até quando eu não puder mais realizá-la”, acrescenta Ricardo Silveira.

Além dele, os médicos Jefferson Silveira, Ednilson Filho, Fabrício Moraes, Cely Linhares e a assistente Vera Queiroz completam a equipe de voluntários, juntamente com enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Na área da odontologia, além da turma do Projeto Sorrisão, os acadêmicos da Faculdade Católica Rainha do Sertão também vão acompanhar a Caravana.

Quais os benefícios da ação?

“De repente, a gente pula da fila da morte para a fila da esperança. Enquanto esperamos muito tempo sem garantias de atendimento, aqui somos atendidos. Essa gente deve ser abençoada por Deus”
MARIA ALVES BEZERRA PAIVA
Aposentada

“É um verdadeiro ato de caridade. Os governantes deveriam aprender isso para tratarem melhor o povo, com mais dignidade e preocupação com a saúde de cada um de nós que dependemos do serviço público”
LUIZ GONZAGA BERNARDINO
Aposentado



Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Não importa se é ou não pra chegar ao cargo publico!! o mas importante é que ele esta fazendo, amenizando a dor de quem não pode se quer chegar ao hospital!! Eu falei hospital que hospital se Quixadá não tem mas nada!! Dr RICARDO PARABÉNS que DEUS te cubra de abençoes e que você nunca pare de fazer o bem sem olhar a quem!!!!

  2. É linda esta iniciativa do Dr.Ricardo pois ele está ajudando aos mais carentes, faz parte do juramento q ele fez na formatura e além disso Ele é uma pessoa muito humana, ñ acredito q seja só interesse próprio como os “figurinhas repetidas” q só pensam no próprio bolso.

  3. Seria isso, uma trampolim para se chegar a algum cargo público?Se não for é belissima a iniciativa, mas é que esmola grande cego desconfia.Sempre começa assim indo na fraqueza do povo!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.