INSEGURANÇA: Roubos e pequenos assaltos a mão armada se tornam rotineiros em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Uma realidade desagradável que deixa a população em constante sensação de insegurança e temor já virou rotina em Quixadá, no Sertão Central do Estado. Praticamente todos os dias, a exemplo do que vem ocorrendo em outras cidades, a polícia militar registra roubos e assaltos, a maioria deles com bandidos usando armas de fogo.

Quixadá é uma cidade universitária, e é comum observar em suas ruas jovens e grupos de jovens que se deslocam de suas residências até os centros de ensino superior. Eles se tornaram foco da bandidagem, e é rotineira a constatação de assaltos de celulares, bolsas, jóias e dinheiro dos estudantes. Nas ruas que circundam as faculdades e nos pontos em que estudantes esperam ônibus, o medo já é um fiel companheiro.

Verdade seja dita: Quixadá foi outrora uma cidade pacata, mas está hoje infestada de criminosos, o que desafia o braço do Estado, lerdo e ainda fraco diante da evolução do problema. Reportagens sobre tais ocorrências de roubos e assaltos quase sempre terminam com a desanimadora frase: “A polícia realizou diligências, porém, até o momento não logrou êxito na captura dos criminosos.”

A ineficiência das políticas públicas de segurança alimenta a ousadia dos larápios. O tráfico de drogas, por sua vez, já virou um câncer que demanda ação urgente do poder público, pois é ele que alimenta quase toda a cadeia da criminalidade.

OCORRÊNCIAS REAIS

como-reagir-assalto-mao-armada-dinamo-vigilancia-01Segue alguns releases policiais enviados à imprensa ao longo da semana. Eles ilustram a gravidade do problema. A redação é por conta do Copom. Veja:

(1) Hoje dia 31/10/2104, por volta das 12h:00min, na Agencia da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Rui Maia – Centro, a Sra. G. S. R., 37 anos, teve a quantia de R$ 500,00 furtada por um individuo magro, alto, trajando blusa branca e calça jeans, que tomou  rumo ignorado após o crime. A políciatomando conhecimento do fato, compareceu ao local e com informações repassadas pela vítima passou a diligenciar, porem, sem êxito. A vítima foi orientada a comparecer na Delegacia para registrar o ocorrido.

(2) Por volta das 06h:00m desta quinta-feira, 30, a polícia foi acionada para atender uma ocorrência na R. Basílio Pinto, 2410 – Sitio Parque Fernando Henrique, onde a vítima de nome P. F. B. de S., informou que hoje pela manha ao ir ver os animais que estavam no cercado, percebeu que haviam sido furtadas duas ovelhas da raça santa Inês, não soube informar sobre nenhum suspeito, foram feitas diligencias, porem, nada encontrado.

(3) No dia 30/10/2014, quinta-feira, por volta das 12h:40m, a polícia foi acionada para uma ocorrência de roubo com a vitima de nome L. G. de H. Ele narra que estava chegando em sua residência depois de sacar dinheiro na agencia do Itaú, e que foi abordado por dois indivíduos magros, sendo um moreno e outro branco em uma fan preta com uma arma de fogo tipo revólver, anunciando o assalto e subtraído-lhe a quantia de R$ 1.500,00, um celular Nokia fame azul grena, da empresa Wurth, e em seguida tomaram rumo ignorado. Foram feitas diligências, porém, nada encontrado, a vitima foi orientada a comparecer a Delegacia para fazer um B.O.

(4) No dia 29/10/2014, quarta-feira, por volta das 09h:40min, na Rua Eudásio Barroso, de frente ao nº 1594, bairro Planalto Universitário, houve um roubo a pessoa. A vítima trata-se de J. A. B. S. Segundo a vítima, quando ela chegava à porta de sua residência, três indivíduos em três bicicletas o abordaram exibindo uma faca, levaram seu celular da marca Samsung, bem como sua mochila com material universitário. A polícia foi até o local, entretanto os delinquentes já haviam tomado rumo ignorado.

(5) No dia dia 28/10/2014, terça-feira, por volta das 11h:00min, na Rua José de Alencar, 557, bairro Centro, Quixadá-Ce, na loja New Way, houve um roubo. Segundo as funcionárias E. F. S., e L. A. S., dois elementos repentinamente adentraram na loja, ambos de capacete (róseo e vermelho), gesticulando estarem armados, e levaram da loja dois computadores e um aparelho celular da marca Alcatel; da primeira vítima um aparelho celular da marca LG, preto, e uma bolsa com jóias no valor de aproximadamente 2.000,00 reais e da segunda um relógio. A polícia foi acionada ao local, porém, os indivíduos já haviam tomado rumo ignorado.

(6) No dia 28/10/2014, terça-feira, por volta das 12h:30min, na Rua Epitácio Pessoa, nº1437, centro de Quixadá-Ce, em frente ao banco Itaú, houve um roubo de valores. A vítima foi C. G. C. L., (GERENTE DA EXTRA-FARMA). A gerente da referida farmácia estava em frente ao Banco Itaú quando um elemento magro, de calça jeans, blusa listrada, armado, a abordou e levou valores (aproximadamente 20.000,00 reais) em espécie pertencentes à Farmácia Extra – Farma. A polícia foi até o local, entretanto, os bandidos já haviam tomado rumo ignorado.

(7) No dia 27/10/2014, segunda-feira, por volta das 20h:00min, próximo a Faculdade Católica – Centro, , a Sra. E. G. M., 45 nos, foi vítima de um roubo, praticado por dois indivíduos que transitavam em uma bicicleta, sendo que a vitima não sabe informar se os acusados estavam armados, coagindo a vítima e dela subtraindo uma bolsa contendo um aparelho celular, toda a documentação pessoal, um cartão de credito e vários objetos pessoais.

(8) No dia 27/10/2014, segunda-feira, por volta das 16h:20min, na Rua Epitácio Pessoa – Centro, próximo ao Mercadinho “O Dinal”, a estudante S. G. F., 19 anos, foi vítima de um roubo, praticado por dois indivíduos que transitavam em uma motocicleta Honda Pop 100, de cor preta, com os dois primeiros numerais da placa sendo 49, um deles portava uma arma de fogo, coagindo a vitima e dela subtraindo: um aparelho celular da marca Samsung Galaxy Pocket  de cor azul, a polícia compareceu ao local e com informações repassadas pela vítima, diligenciou, mas sem êxito. A vítima foi instruída a comparecer na Delegacia para registrar o ocorrido.

SEGURANÇA – ETERNA BANDEIRA DE CAMPANHA

maxresdefault

A questão da segurança pública foi uma das principais bandeiras das campanhas eleitorais para o governo do Estado, como tem sido quase sempre. O Ceará é hoje um Estado cujo governo mantém um baixíssimo nível de diálogo com os militares, o que acaba se refletindo no dia a dia dos cidadãos, com o aumento da criminalidade.

O Governador eleito, Camilo Santana, prometeu inaugurar um novo período de valorização da polícia, bem como estender o batalhão RAIO para diversas cidades do interior. A expectativa dos quixadaenses é que a promessa seja cumprida e que este município esteja na lista dos beneficiados.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.