BOATO: Usuários do WhatsApp espalham relatos de investigação da Lava Jato em usina de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

É falso o relato espalhado por usuários do WhatsApp em diversos grupos dando conta de que a mais recente fase da Operção Lava Jato – que apura esquemas criminosos de desvios de dinheiro na principal estatal brasileira, a Petrobras -, tenha promovido investigações na unidade de biodiesel deste município na manhã desta sexta-feira, 10.

Segundo os boatos, um helicóptero da Polícia Federal teria trazido agentes para recolher documentos na unidade da Petrobras em Quixadá. Trata-se, como já dito, apenas de um boato. Funcionários da unidade esclareceram a editores do Monólitos Post que as histórias não tem procedência.

O QUE REALMENTE ACONTECEU

A décima primeira fase da Operação Lava Jato foi deflagrada nesta sexta-feira (10) pela Polícia Federal (PF) e cumpriu ordens judiciais em seis estados do país, entre eles o Ceará. Ao todo, foram sete mandados de prisão, 16 de busca e apreensão e mais nove de condução coercitiva, quando os investigados serão levados para prestar depoimentos.

Segundo a PF, ela foi necessária após investigações de vários inquéritos policiais, nos quais foram apurados crimes ligados a três grupos de ex-agentes políticos. Os presos serão encaminhados para a superintendência da polícia Federal, em Curitiba.

A PF informou que a nova fase também abrange crimes de desvios de recursos em outros órgãos públicos federais além da Petrobras.

Os crimes investigados são: organização criminosa, quadrilha ou bando, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.