Corrupção Excessiva: Multas da Lava Jato podem destruir o partido político de Ilário Marques

- por
  • Compartilhe:

Qual a pior consequência que o PT pode ter com a Operação Lava Jato? Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, da última segunda-feira, 20, a cassação ou inviabilização da legenda do partido não é descartada por integrantes da propria sigla ouvidos pelo jornal.

De acordo com a Folha, o partido pode ser penalizado financeiramente e teria que ressarcir os cofres públicos pela corrupção da Petrobras. O valor da multa ainda não foi divulgado, mas pode chegar à cifra de 200 milhões de dólares.

O montante, de acordo com a Folha, é calculado pelos petistas com base nos valores que Pedro Barusco, ex-gerente de Engenharia da Petrobras, divulgou em um depoimento de delação premiada à Justiça.

Ainda segundo petistas ouvidos pela Folha, se realmente for aplicada, a multa teria o poder de destruir o partido.

A propina
Entre os anos de 2003 a 2013, o PT teria recebido entre 150 a 200 milhões de reais em propina de 90 contratos firmados com a Petrobras, segundo estimativa de Barusco.

Neste período, a direção nacional do PT e empresas como a Camargo Corrêa – também investigada na operação – injetou dinheiro em campanha de Ilário Marques em Quixadá, assim como em outras campanhas do partido no Estado do Ceará.

O cálculo de Barusco foi feito tendo em vista o que ele mesmo recebeu no esquema de corrupção da estatal. De acordo com o ex-gerente, João Vaccari Neto, ex-tesoureido do partido preso na última quarta-feira, seria o responsável pelo recebimento da propina destinada ao PT.

Sem doações
Na última sexta-feira, o PT anunciou que os diretórios nacional, estaduais e municipais da sigla não vão mais receber doações empresariais. A informação foi divulgada por Rui Falcão, presidente do partido, que defende o fim do financiamento empresarial de campanhas políticas.

A decisão foi anunciada um mês depois que a Operação Lava Jato revelou que o financiamento empresarial de campanhas eleitorais foi usado como um método para maquiar propinas. (Com informações da revista Exame)




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. – O QUE QUER O PARTIDO DOS TRABALHADORES(QUE NAO TRABALHAM), E MANTER DUAS FONTES DE DINHEIRO, QUE NA VERDADE, TODAS AS FONTES TEM O MESMO NUCLEO, O POVO TRABALHADOR EXPROPRIADO EM CINCO MESES DE SEU SUOR. GARANTIR A MAMATA COM VERBAS DO POVO(TESOURO), E, POR BAIXO DO PANO, ESTE INDECOROSO CAIXA DOIS, TRES. . ., SEM TER QUE COMPROVAR, PORQUE ILICITA, ESTA TAL DINHEIRAMA
    POR FORA, MAIS UMA VEZ, O CIDADAO SERA FEITO DE OTARIO !!

  2. O povo só tem o que merece

  3. o ilario recebeu propina ate do cao

  4. E o q é q o Ilario tem a ver com isso? Coitado gente… vamos pegar leve senao vai parecer guerra eleitoral e isso nao pode agora. Vamos com calma pq 2016 ta quase chegando..

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.