Em termos de organização e estrutura, a última edição da Caravana do Coração e da Cidadania, realizada neste domingo, dia 31, no Bairro Campo Novo, em Quixadá, representou uma verdadeira superação do empreendimento voluntário que tem o médico Ricardo Silveira como idealizador.
Foram contabilizados 500 atendimentos médicos, em diversas especialidades, a mulheres daquele bairro: gastroenterologista (Dr. Jeferson Silveira), ginecologista (Dr. Ednilson Filho), endocrinologista (Dr. Daniel Frota), Clínico Geral (Dr. Rodrigues Moraes e Dra. Enale Moraes), e cardiologista (Dr. Ricardo Silveira).
Além dos atendimentos, as centenas de mulheres também tiveram à disposição a possibilidade de realizar exames laboratoriais, eletrocardiograma e até mesmo de obter, gratuitamente, uma quantidade substancial de medicamentos numa farmácia que foi montada no local.
Um expressivo corpo de voluntários, formado por enfermeiras e agentes de saúde do bairro, deu todo apoio a ação.
Logo no início do dia, um coral composto por crianças do bairro recebeu as mulheres e todos os voluntários da caravana.
Depoimento de uma das mulheres atendidas:
“ISSO AQUI A GENTE PENSA QUE NÃO EXISTE”
Sandra Maria Benício Holanda, de 42 anos, foi atendida pelo Dr. Rodrigues Moraes, Clínico Geral, e se disse muito satisfeita com o tratamento recebido.
“Isso aqui a gente pensa que não existe. Todo mundo nos dá muita atenção e a minha consulta foi maravilhosa. Eu agradeço muito ao Dr. Ricardo por essa chance. Infelizmente, o serviço público é muito ruim. Quando a gente vê o que acontece aqui na caravana a gente fica querendo que em todo lugar as coisas funcionassem desse jeito”, comentou ela, que já se dirigia à farmácia para obter gratuitamente um dos medicamentos solicitados pelo médico.
Para o médico Ricardo Silveira, “a Caravana do Coração é sempre uma ocasião de alegria”. Ele conta que tem imensa satisfação em usar seus conhecimentos em prol dos concidadãos.
“Não vale a pena guardar conhecimento apenas para si mesmo, especialmente quando este conhecimento pode salvar vidas”, diz ele, referindo-se à sua profissão. “Sinto-me muito contente em poder ajudar minha gente em algumas de suas necessidades mais fundamentais, que são as questões relacionadas com a saúde. É um prazer fazer aquilo que está ao meu alcance. E sou grato a todos os colegas de profissão, enfermeiras e agentes de saúde, e a todos os outros voluntários que ajudam a tornar a Caravana um ato tão bonito e produtivo”, conclui.
Uma palavra do Dr. Ricardo Silveira:
Navegue na galeria de fotos:
Para ver mais fotos e outros depoimentos em vídeo, visite a página do Dr. Ricardo Silveira no Facebook.
________