No último dia 22 de junho, o Fiscal de Transportes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guilherme Batista de Freitas, concedeu entrevista à redação do Monólitos Post para esclarecer uma polêmica envolvendo os transportes paus-de-arara no município de Quixadá.
Naquela ocasião, a informação repassada foi de que a proibição da circulação de caminhões paus-de-arara para transporte de passageiros seria aplicada apenas a rotas intermunicipais, mas não dentro dos próprios municípios. Assim, os paus-de-arara poderiam transportar pessoas apenas a partir dos distritos até as sedes dos municípios ou entre os distritos do território de um único município.
Porém, o mesmo fiscal de transportes voltou a conversar com a redação do Monólitos Post para esclarecer que o Detran não mais restringirá o uso de paus-de-arara em rotas intermunicipais no Sertão Central do Ceará. A mudança de postura veio logo após a ampla repercussão gerada a partir das abordagens dadas ao assunto pelas emissoras de Rádio do Sistema Monólitos de Comunicação – a Monólitos AM e a Liderança FM – e da cobertura dada por este site.
Recentemente, o Ministério público Federal e o Ministério Público Estadual haviam solicitado uma intensificação na fiscalização do Detran sobre os caminhões paus-de-arara.
O uso destes veículos ainda faz parte da realidade do Nordeste e ainda demandará certo tempo até que seja revertida para o oferecimento de meios de transporte mais seguros.
MATÉRIA RELACIONADA: Fiscal do Detran esclarece polêmica sobre circulação de veículos paus-de-arara em Quixadá
Nós que moramos no interior de Ibaretama dependemos unicamente dos paus de arara. São os únicos transportes que podemos fazer uso. Por isso é importante que vocês gonvernantee/autoridades pensem bastante antes decidirem por proibir o transito destes transportes que muito nos ajudam nas nossas andanças diária.