A mães de duas comunidades de Solonópole, há 275 km de Fortaleza, estão desesperadas. Segundo elas, a prefeitura do município decidiu transferir alunos da zona rural para estudar nas escolas da sede. As duas unidades de educação da Zona Rural que serão fechadas somam 200 alunos.
As mulheres afirmam terem procurado o prefeito e a secretaria de educação, porém, não conseguiram entrar em acordo. Na tarde do dia 27 de Julho, depois de várias reuniões, entregaram um abaixo assinado, pedindo o auxílio da promotoria do Ministério Público local e protestaram em frente à secretaria de educação. Veja vídeo aqui.
Diante da polêmica, as mães argumentam que as comunidades estão crescendo e que o patrimônio pertence a eles. Os pais e mães, maioria residentes próximo das escolas, temem perder o vínculo familiar e a identidade da cultura local. A prefeitura alega que precisa cortar gastos. A promotoria de justiça prometeu investigar o caso da nucleação.
A Câmara Municipal de Vereadores do Município convocou uma audiência pública, que acontecerá na manhã de quinta feira, 9h da manhã, no prédio do poder legislativo local, para tratar do assunto.