População abraça Caravana do Coração e casas se transformam em consultórios

- por
  • Compartilhe:
11954809_1007047216001815_654098107667623047_n

Multidão de cidadãos se aglomeram para receber atendimento na Caravana do Coração.

A população de Quixadá abraçou a Caravana do Coração de maneira muito especial neste domingo, 30. Cidadãos do Bairro Campo Velho, um dos mais populosos da cidade, testemunharam uma edição inédita do empreendimento voluntário promovido pela Fundação João Ricardo Silveira e encabeçada pelo médico cardiologista Ricardo Silveira.

Logo cedo pela manhã centenas de moradores – homens, mulheres e crianças -, fizeram fila para receberem atendimentos dos onze médicos que se dispuseram a consultar gratuitamente. Demonstrando total sintonia com o espírito solidário da Caravana, populares cederam suas casas para que estas se transformassem em consultórios. Por elas passaram mais de 700 pessoas!

Estavam à disposição nesta mega-edição da ação voluntária médicos endocrinologistas, gastroenterologistas, pediatras, clínicos gerais e cardiologistas. Foram oferecidos exames de ultrassonografia obstetrícia, ginecológicos, de tireoide e eletrocardiogramas. Muitos medicamentos foram disponibilizados. Cinco dentistas também deram significativa contribuição.

11960177_1007055976000939_2803495681123294248_n

Medicamentos foram distribuídos gratuitamente.

Uma parte importante da caravana foi a participação de quatro advogados que ofereceram atendimento jurídico gratuito aos populares.

Para o médico Ricardo Silveira, um dos principais intuitos da caravana é despertar nos gestores públicos da saúde o desejo de incluir no Programa de Saúde da Família (PSF) a participação de médicos especialistas, responsáveis pela chamada “atenção secundária”.

Ao todo, mais de 60 voluntários se envolveram nesta edição da Caravana do Coração. Além dos médicos, dos dentistas e dos advogados, agentes de saúde e técnicos de enfermagem também se dispuseram a ajudar.

“Esta foi uma edição realmente histórica da caravana. Foi emocionante poder ver as pessoas saindo de suas casas para que estas fossem usadas como consultórios. De certa forma, era o povo oferecendo saúde ao povo”, comentou Ricardo Silveira, acrescentando: “As coisas podem sim ser diferentes do que sempre foram. Essa disposição dos voluntários é uma prova do interesse de toda a sociedade em fazer acontecer.”

Veja mais fotos:

 




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Sabe de de nada esse inocente do juliocezar, muito menos a população. Se soubessem não trocariam favores suspeitos pelo seu voto. Até porque isso aí deve ser feito pelo governo e não em troca de voto. Será que isso seria feito desse modo pela prefeitura? Duvido! E publiquem o comentário, é meu direito. Varias pessoas que criticam esse tipo de coisa tem o seu comentário bloqueado e não publicado. Estamos de olho.

  2. – SE ESTE MEDICO, REALIZA TODOS ESSES ATENDIMENTOS SEM O APOIO DO PODER PUBLICO, IMAGINEM O QUE FARA, TENDO A FORCA E A OBRIGACAO DO AGENTE GOVERNAMENTAL ??

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.