Ex-Tesoureiro do PT é condenado a 15 anos de prisão

- por
  • Compartilhe:
Dilma, Vaccari e Lula

Dilma, Vaccari e Lula

O juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato na Justiça Federal, condenou dez pessoas por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

Entre elas estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que recebeu pena de 20 anos e oito meses de reclusão. Ambos foram condenados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Pelos mesmos crimes, também foram condenados o ex-executivo da empresa Toyo Setal Augusto Ribeiro de Mendonça Neto (a 16 anos e oito meses de reclusão); o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro José Barusco Filho; Mario Frederico de Mendonça Goes (ambos condenados a 18 anos e quatro meses), apontado como operador do esquema; o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Gerin de Almeida Camargo (12 anos); o operador Adir Assad e os responsáveis por parte dos pagamentos de propina Sônia Mariza Branco e Dario Teixeira Alves Júnior (cada um dos três condenados a nove anos e dez meses de reclusão).

O doleiro Alberto Youssef foi condenado a nove anos e dois meses de reclusão. Na sentença, o juiz Sérgio Moro disse reconhecer a “continuidade delitiva” do acusado na prática dos crimes de lavagem de dinheiro.Essas condenações são decorrentes da ação penal que teve origem na décima fase da Lava Jato.

Desde que o Partido dos Trabalhadores assumiu o governo federal, em 2.003, com o então presidente Luis Inácio Lula da Silva este é o segundo tesoureiro do partido preso em operações de combate a corrupção. Em 2010, o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares foi condenado a prisão pelo Supremo por corrupção ativa no escândalo do Mensalão.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Todos homens de bem esperam que não fique só num em alguns como bodes expiatórios, para serem julgados e condenados. Independentemente de partido A ou B, ou C, D., pois todos corruptos devem ser julgados e condenados. A lei deve ser aplicada não a favor de alguns e acreditamos na Justiça. Tomara que todos sejam banidos da vida pública. Todo bandido fascista entreguista das riquezas do Brasil para as multinacionais também deve ser punido, mas antes julgados perante a lei e por pessoas preparadas e livres de partidarismo, pessoas imparciais e amigas do Brasil e do povo brasileiro.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.