No início da tarde deste domingo, 25, Francisco Victor Lima da Silva, 19 anos, recebeu voz de prisão ao ser abordado por uma composição da Polícia Militar na Rua Alto do João Lopes, Bairro Pavãozinho, em Senador Pompeu.
De acordo com informações do 9ª BPM, o rapaz estava vestido com uma camiseta com maconha estampada, o que foi interpretado pelos policiais como apologia ao uso de drogas. O jovem foi recolhido à viatura e conduzido à Delegacia de Polícia Civil daquele município.
A prisão teve como base o artigo 33 da lei antidrogas, que diz que é crime induzir, instigar ou ajudar alguém a consumir substâncias proibidas.
O tema é controverso. Há quem defenda que usar roupas com drogas desenhadas não é necessariamente estimular o seu uso. Em janeiro deste ano, o portal de notícias G1 publicou matéria com esta temática após algumas prisões em São Paulo terem acontecido por este mesmo motivo. Veja a matéria aqui.
e complicado mesmo, o fato do rapaz está usando a blusa não significa que ele esteja fazendo nenhum atribuição ao uso de drogas ilícitas, e também pelo fato se assim a lei e dura sobre o fato de o rapaz está usando a tal blusa é para proibir também que confecciona e revende o produto, já que também se enquadram na mesma lei, e tenso, caso a ser analisado de perto.