O próximo grande craque de futebol do Vasco da Gama pode ser do interior do Ceará. No ultimo final de semana de feriado prolongado, o time – que amarga um dos piores resultados de sua história e está na zona de rebaixamento da serie A do Campeonato Brasileiro -, veio procurar reforços em Quixeramobim.
Na cidade do sertão central cearense, o clube promoveu uma avaliação profissional, a chamada “peneira”, e atraiu mais de 400 jogadores amadores com um objetivo em comum: ser um jogador de futebol.
Os testes ocorreram no último sábado (31) e domingo (1º). Debaixo de um sol escaldante, rapazes de variadas idades se confrontaram em partidas de quase uma hora, sob a atenção dos olheiros Severino Lima de Moura e Ednaldo Venâncio, que avaliavam as condições físicas e as habilidades de cada candidato.
Atraídos pela oportunidade de ser o próximo craque da bola, jogadores de várias cidades cearenses e até de outros estados, como Rio Grande do Norte (RN) e Paraíba (PB), chegaram ao município, que ficou agitado. Pelas ruas, eles passavam de meião e chuteira rumo ao estádio Carneirão, onde as avaliações eram feitas. Os dois dias de testes quebraram a rotina pacata de Quixeramobim.
Entre os aspirantes a uma vaga no clube carioca, estava gente que ainda jogava por diversão e gente que já vivia do que jogava, como o quixeramobiense Werlysson Lima. O garoto roubou a atenção dos olheiros pelo seu preparo físico e capacidade de completar passes. A oportunidade chegou numa excelente hora da carreira dele. Há oito meses ele vem sendo treinado pelo preparador físico Teófilo Totti e o orientador Deca Santana. O talento de Werlyson já gerou comentários de que ele estaria sendo cotado para integrar um time de futebol na Suécia.
Assim como Werlysson Lima, Vinícius de Marco, de apenas 15 anos, também roubou a atenção pelo manejo que tinha com a bola nos pés. Participou dos dois dias de teste e está confiante que será convocado.
Gente que veio de perto, como Emanuel Henrique, de apenas 18 anos, que cortou a zona rural de moto, da localidade de Santa Isabel/São Miguel até o centro da cidade, tentar fazer o sonho virar realidade, e gente que veio de longe, como Hermano Nóbrega, natural da cidade de Patos, na Paraíba, com 16 anos e acompanhado pelo avô, veio, como tantos outros, participar dos dias de peneira.
Wudson Marcolino e Francisco Gilberto, ambos com 20 anos, e Jairo Kaio com 14, também cortaram uma longa estrada. Antes do raiar do sol, saíram de Apodi, no Rio Grande do Norte, para concorrer à oportunidade. A chance era a que Wudson esperava desde criança, quando se tornou apaixonado pelo Vasco. Há dois anos, a dor da perda do pai, quase o fez desistir da meta. Mas a coragem falou mais forte.
A oportunidade de se tornarem jogadores profissionais de um grande time fez o estádio ficar lotado. Era um momento valioso para aqueles rapazes. Momento que o ex-jogador amador de Quixeramobim Nilton Silva, não teve. “Infelizmente na minha época não tinha isso. Isso aqui é muito importante, não é verdade?”, indagou.
A vontade incessante dos jogadores de Quixeramobim de participar da seleção ocorrida no final de semana, é semelhante à de vários craques que saíram de campinhos amadores para se tornarem mestres da arte de jogar futebol.
De fato, jogadores como Ronaldinho, Romário, Neymar e, a nível local, Clodoaldo e Bechara, foram escolhidos por olheiros em campos improvisados em ruas e em terrenos das cidades onde moravam, numa época em que jogar bola no final da tarde, era apenas uma brincadeira.
Futebol e homem é uma questão elementar. Um foi feito para o outro e, de tanto sucesso durante os anos, têm quebrado barreiras de preconceito e chegado até mesmo a ala feminina. A letra de Samuel Rosa, do grupo Skank, ajuda a entender o fenômeno: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”.
Por Paulo Simião e Gooldemberg Saraiva
Excelente avaliação, gostei demais.
Com certeza QUIXERAMOBIM tera´ um novo Yarley,Parabens ,nao importa se o vasco esta numa boa fase ,o importante e´ que o esporte consegue envolver esses garotos num so ideal, essa peneira serve de exemplo para que os secretarios de esporte tenham uma dinamica em promover eventos esportivos,pois assim muitos jorvens estariam a se tornar um atleta e nao um marginal,