Alguns bons motivos para ler a Bíblia

- por
  • Compartilhe:

biblia

A Bíblia é, seguramente, o livro mais influente do mundo. Muitos, porém, encaram-na como leitura monótona e cansativa. Assim, apesar de ser o livro mais amplamente traduzido e distribuído em toda a história, um bom número de pessoas desconhece completamente seu conteúdo. Talvez este seja o seu caso. Se for, permita-me compartilhar com você alguns bons motivos para dedicar tempo à sua leitura.

Antes, deixe-me adiantar-lhe que a Bíblia não é um livro exclusivo para religiosos. Você não precisa Captura de Tela (108)pertencer a nenhuma religião organizada para derivar imenso proveito da sua leitura. Na verdade, a Bíblia começou a ser escrita há milênios, sendo, portanto, anterior às religiões que você talvez conheça.

Outra coisa: a Bíblia não é um livro sobre pessoas perfeitas. Por ser um registro de atividades humanas, da relação entre seres e povos, vez por outra você vai se deparar em suas páginas com o pior da humanidade, com choques e mais choques da mais pura realidade. Guerras, injustiças, crimes de todo tipo, traições, vinganças, tramas cruéis, covardia e muitos outros tipos de maldade – tudo isto está lá, nas páginas da Bíblia. Não tenha receio de ler tais passagens. Há em todos os lugares deste livro, mesmo nas passagens de difícil assimilação, lições de grande valor.

Além disso, você não precisa se sentir obrigado a aceitar tudo o que aparecer na Bíblia sem que antes tenha, de fato, entendido o que ela quis dizer e como certos relatos isolados dão sua contribuição para a mensagem geral do livro. Tendo-a lido dezoito vezes, posso dizer com razoável segurança que nem sempre é fácil digerir seus relatos. Mas a cada nova leitura tem sido possível ampliar a visão de um modo bastante esclarecedor.

Independente da sua formação religiosa, ou da existência de fé ou não em seu coração, considere estes motivos para começar a ler seu velho exemplar da Bíblia.

biblia-sagradaBons motivos para ler a Bíblia

Um livro de sabedoria prática. A Bíblia foi escrita por cerca de quarenta homens de diferentes formações ao longo de 1.600 anos. Ao lê-la, você vai se deparar com muitas histórias que, apesar de antigas, podem conter lições e princípios orientadores que lhe servirão ainda hoje. Ao passar o comando da nação de Israel para Josué, Moisés aconselhou-o a gastar tempo lendo a parte da Bíblia que já estava à disposição. Moisés deu um motivo convincente para Josué acatar seu conselho: “Então farás prosperar teus empreendimentos e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)

De fato, há muitos conselhos na Bíblia que podem nos ajudar a levar um agradável modo de vida. Estes conselhos abrangem praticamente todos os aspectos da existência humana. Direcionam-nos continuamente aos procedimentos típicos da justiça, do perdão, da paz e do amor. Os conselhos da Bíblia podem nos ajudar a lidar com a ansiedade, com as dificuldades geradas pelo alto nível de exigência da maioria das atuais profissões e até com as decepções. Eles também fortalecem os laços familiares.

A Bíblia parece destinar-se à promoção da felicidade de todas as pessoas. É um livro de sabedoria prática que nos ajuda a viver, um farol a iluminar o barco da nossa vida enquanto ele singra pelos mares do tempo, um mapa com indicações de pontos perigosos e pontos seguros. (Considere Mateus, capítulos 5 a 7.) Vale a pena lê-la por isto.

Um livro que afirma ser de fonte não humana. A Bíblia afirma ser de origem não humana. Ela diz que os homens que a escreveram foram, de alguma forma, orientados por Deus nesta tarefa. “Homens movidos pelo Espírito  Santo é que falaram da parte de Deus”, ela diz. (2 Pedro 1:21) Acreditando ou não nesta afirmação, vale a Captura de Tela (107)pena conferir os motivos pelos quais tantas pessoas, durante tantos séculos, deram a própria vida para defender a convicção de que a Bíblia é um livro de fonte não humana.

Nesta tarefa, você talvez se depare com profecias impressionantes, predições feitas com centenas de anos de antecedência e que hoje são, de fato, parte da história. Detalhes preditos que se cumpriram em seus mínimos detalhes. A previsão da invasão e da subjugação da magnífica cidade de Babilônia pelos medos e persas, e o modo como isto seria feito, é um exemplo de profecia bíblica que merece séria consideração. (Isaías 44:27 até o 45:2.)

Se ela é mesmo um livro de Deus ou não, você terá que decidir por conta própria. Se não for, não lê-la não representará muita coisa. Mas pense por um segundo: e se a Bíblia for o que diz ser, um livro de inspiração divina? Então, com certeza, passar pela vida sem conhecer seu conteúdo seria algo realmente grave.

Evite as armadilhas das religiões

Cada religião tem o seu próprio modo de entender a Bíblia. Cada uma tenta, de todos os modos possíveis, adaptar a mensagem dela ao próprio conjunto de crenças desenvolvido pelo grupo. Conhecer o conteúdo da Bíblia de maneira razoável pode nos ajudar a evitar as armadilhas no raciocínio de algumas destas denomiações. Isto, por si só, é um bom motivo para ler a Bíblia. E mesmo que você não acredite nela como livro de Deus, lê-la tem imenso valor cultural, pois nos ajuda a conhecer as linhas fundamentais que deram forma ao pensamento judaico-cristão-ocidental.

Portanto, creio ter dado alguns bons motivos para você ler a Bíblia. Não passe pela vida sem dar uma oportunidade às páginas do livro dos livros.

_____

1975109_895395303833674_3941638773056511380_nPor Gooldemberg Saraiva




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Muito bom esse texto.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.