Em documento assinado pela Secretária de Saúde Angêla Brenna Calixto Pereira, a Prefeitura de Quixadá confirmou a existência de 2.438 notificações de casos de dengue no município. Dentre estes, 28% estão descartados, 4% confirmados, 0,5% inconclusos e 67,5% sob investigação.
O poder executivo também confirmou a existência de 891 casos notificados e suspeitos de chikungunya. Dentre estes, 4% foram descartados, 12% confirmados e 84% estão sob investigação.
Está também confirmado pela prefeitura que existem em Quixadá 53 casos notificados de gestantes com suspeita de infecção pelo zika vírus. Dentre estes, 20,8% estão descartados e 79,2% sob investigação. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), nesta segunda-feira (06).
No documento enviado ao editor desta coluna, a Secretaria de Saúde esclarece o seguinte: “O município tem na sua base de dados 27.703 imóveis a serem trabalhados no controle da dengue e 41 pontos estratégicos. Diante disso e como estratégia de prevenção e controle, a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou o Plano Municipal de Contingência da Dengue 2016, que será aplicado quando constatados casos de surtos ou epidemia, através do monitoramento diário e semanal da Vigilância Epidemiológica.”
Já o prefeito João Hudson, em contato com esta coluna, afirmou: “Determinei prioridade na luta contra o mosquito e nos trabalhos de prevenção à Chikugunya, Dengue e Zyka. Esperamos que a intensificação das atividades consiga reverter o quadro atual que, reconhecemos, é preocupante. Para conseguir isto, contamos com a ajuda de todos. No entanto, estive no Congresso de Secretários Municipais analisando a aquisição do novo larvicida, visto que há dúvidas na eficácia do atual larvicida enviado pelo Ministério da Saúde.”
VEJA TAMBÉM: Dezenas de óbitos em Quixadá estão sendo investigados com suspeita de terem como causa a chikungunya
_________
- Instagram: @gooldemberg_saraiva
- Facebook: Gooldemberg Saraiva
- Contato: (88) 9 9972-5179 / bergsaraiva@gmail.com
Ah,a Secretária agora confirma os casos de dengue e chikungunya?