O significado das vaias durante a visita do Governador a Quixadá

- por
  • Compartilhe:
13775595_556456974529476_1430533747035533577_n

Camilo Santana, ao lado de Rachel Marques, Osmar Baquit e membros do governo, durante visita a Quixadá. (FOTO: Divulgação/Facebook)

Camilo Santana visitou Quixadá no último sábado (23). A visita foi precedida por intensa atividade de mobilização nas redes sociais, por parte de militantes, objetivando assegurar que o chefe do executivo fosse recebido por uma significativa quantidade de cidadãos.

Queriam, obviamente, fazer parecer que o governo do PT conta com a aprovação dos quixadaenses e, claro, intencionavam demonstrar ao governador que ainda são capazes de usar com eficácia a velha manipulação sobre a massa de eleitores. Foi um fiasco total. Felizmente para Camilo, é possível dizer que o malogro não foi inteiramente culpa sua. E, normalmente, tudo que é dividido fica menor.

O MOTIVO DA VISITA

De acordo com o site institucional do Governo do Ceará, a visita teve o objetivo de instalar no Sertão Central o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

“Serão 52 policiais, trabalhando em 24 motocicletas e duas viaturas, com policiamento em todos os municípios compreendidos na AIS 15 (Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Solonópole, Ibicuitinga, Morada Nova, Quixadá, Choró, Ibaretama, Banabuiu, Quixeramobim e Jaguaretama). A sede do BPRaio será em Quixadá. Os outros municípios receberão atendimento de acordo com a demanda”, informou o governo.

13728937_556457071196133_3346302551714062510_n

Policiais do BPRaio, durante solenidade em Quixadá. (FOTO: Divulgação/Facebook)

Apesar de ser difícil para o governo encontrar explicações que justifiquem o abandono que tornou Quixadá uma cidade “banhada a sangue” e dominada pela sensação de insegurança; e apesar de não consolar as inúmeras famílias enlutadas no município, alimentadas por meses a fio com pacotinhos de promessas sempre postergáveis até períodos de pré-campanha eleitoral, é fato que o BPRaio deve ser bem recebido. Trata-se de um importantíssimo instrumento de combate ao crime. Com mais agilidade e desejo de realmente ajudar o povo, já deveria ter sido instalado aqui há tempos.

Em circunstâncias normais, não seria de esperar que num evento com ação tão auspiciosa populares se sentiriam motivados a produzir vaias durante ele. No entanto, foi exatamente o que aconteceu. E isto tem muito significado.

O SIGNIFICADO DAS VAIAS

13690794_556456914529482_1339650926738950616_n

Deputado Osmar Baquit e Governador Camilo Santana, durante solenidade de instalação do BPRaio em Quixadá. (FOTO: Divulgação/Facebook)

É bom que se diga que, contrário ao que foi amplamente noticiado, Camilo não recebeu vaias durante seu pronunciamento. As vaias aconteceram durante a fala do Deputado Estadual Osmar Baquit (PSD), e só duraram até que o cerimonialista, às pressas, interferisse para socorrer a ocasião.

Boatos circularam por Quixadá dizendo que os próprios petistas – de quem agora Baquit se declara aliado, após as canetadas do governador terem resultado em um acordão político com o PT -, teriam sido os responsáveis por iniciá-las. Particularmente, acho difícil que isto seja verdade. Desesperados por apoios, o grupelho do círculo mais interno da militância petista quixadaense, miolo do partido presente à solenidade, não arriscaria ofender assim quem sacrificou tanto da própria história para, agora, defender os interesses do petismo.

Conversei poucas vezes com o próprio Osmar. Outras poucas vezes com seu sobrinho, Pedro Baquit, a quem trato com sentimento de amizade e respeito. No caso de Osmar, mesmo breves, tais conversas foram suficientes para captar sua absoluta rejeição ao nome do presidente local do PT, Ilário Marques. Respeito-o tanto quanto respeito qualquer outra pessoa que tão somente exerce o direito de fazer escolhas. Apesar da gigantesca pressão lá de cima, Osmar tão somente escolheu. E o homem é livre para fazê-lo, assim como o resto é livre para criar suas impressões pessoais sobre a escolha feita.

Não posso deixar de pensar que, exatamente por causa desta imensa rejeição ao petismo quixadaense, por parte de Osmar Baquit, a costura que o governador impôs terá prazo curtíssimo de validade.

13782034_1199454140075345_8386049866702760293_n

Apenas um punhado de gente foi receber o Governador Camilo Santana, em solenidade de instalação do BPRaio em Quixadá.

Minha impressão é de que, quando começar a pedir votos para o PT de Quixadá, Osmar estará, em cada fala, dando um nó na garganta e com o coração quebrantado por tantas lembranças das lutas passadas em que ele, no papel de oposição, gritou com indomável braveza seus verdadeiros pensamentos.

Submisso a um acordo no qual, suponho, jamais colocou uma grama de confiança em pelo menos uma das partes envolvidas, terá de pregar aquilo em que não acredita e fortalecer uma turma que, tenho certeza, preferiria ver o mais distante possível da condução dos assuntos de interesse da sua gente.

Prefiro ver as coisas assim, respeitosamente, entendendo o sacrifício envolvido, do que apenas supor, como muitos estão fazendo, que o Deputado é só mais um hipócrita disposto a jogar ao vento as próprias convicções em troca de nada. Não, não é bem assim.

Na verdade, para se manter no poder, Osmar tinha que fazer uma destas duas escolhas: (1) confiar em seus anos de atuação política, na sua própria história como parlamentar e na confiança dos eleitores, correndo o risco em nome da aposta no que sempre demonstrou acreditar, ou (2) favorecer-se do suposto poder de articulação do Governador. Ao que tudo indica, escolheu a segunda opção.

As vaias, portanto, tem um significado que se relaciona diretamente com este contexto. Os poucos populares que foram assistir a solenidade sinalizaram, através delas, o sentimento de grande parte da população quixadaense, e este sentimento é de indisposição com a nova disposição do Deputado para fazer exatamente o que disse, tão recentemente quanto na última campanha, que nunca faria. De fato, o próprio Osmar é livre para engolir o que quiser, e o grande público é igualmente livre para não fazê-lo.

Este público que, antes, via em Osmar uma espécie de referencial ideológico de oposição ao petismo, viu-se deixado de lado, e sentiu-se menos valioso do que as promessas de apoio de lideranças filiadas, para amarga constatação dos admiradores de Baquit, ao próprio PT.

Por mais que Osmar repita, a partir de agora, que branco é preto ou que preto é branco, as coisas são somente o que são. As vaias são um sinal de que, apesar das anunciadas boas intenções do acordão com o PT, a população prefere que os políticos respeitem as próprias convicções.

O jornalista Roberto Moreira, do Diário do Nordeste, disse que os termos do acordo são que Osmar apoiaria Ilário para prefeito e Ilário apoiaria Osmar numa futura tentativa de reeleição. Disse, também, que Osmar trabalharia para eleger Rachel Marques, esposa de Ilário, como Deputada Federal. Tudo com a promessa de apoio de Camilo que, claro, quer o apoio de todos eles para reeleger-se na próxima disputa. Em sendo verdade, tudo não passaria de uma forma de garantir a continuidade ininterrupta no poder.

Particularmente, penso que Osmar ainda não se deu completamente conta do significado do que está fazendo: Ganhando ou não as eleições, o PT o terá levado à rendição, para o desgosto de todos aqueles que jamais esperavam que isto um dia fosse acontecer. Pior: perdendo o PT as eleições, Osmar e Ilário partilharão, por ironia do destino, dos braços um do outro no fim de suas carreiras políticas na Terra dos Monólitos. Este é, precisamente, o significado das vaias.

________

1975109_895395303833674_3941638773056511380_nPor Gooldemberg Saraiva




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Quem engole Ilário, principalmente sendo do PT que foi desmascarado, engole qualquer coisa inclusive o Osmar Baquite. Boa sorte aos que irão consagrar esta união que é inconcebível em todos os aspectos, que Deus abençoe Quixada.

  2. “Reportezinho” meia boca esse, não aguento mais esse que se dizem repórteres nesta cidade. Povo sem imparcialidade.

  3. Nós precisamos dar um basta em muita coisa nesse país. Que tal nessas e nas próximas eleições, todos juntos votarmos em candidatos novos ( Novatos em Mandatos Políticos , não me refiro a idade) e com Nível Superior e Ficha limpa . Desta forma, iremos dá uma sacudida e renovada…quem sabe assim, esse País se renova . Chega de elegermos sempre as mesmas pessoas….o BRASIL precisa de Mudança. Diga Não a REELEIÇÃO.

  4. Nós precisamos dar um basta em muita coisa nesse país. Que tal nessas e nas próximas eleições, todos juntos votarmos em candidatos novos ( Novatos em Mandatos Políticos , não me refiro a idade) e com Nível Superior e Ficha limpa . Desta forma, iremos dá uma sacudida e renovada…quem sabe assim, esse País se revova . Chega de elegermos sempre as mesmas pessoas….o BRASIL precisa de Mudança. Diga Não a REELEIÇÃO.

  5. Infeliz daquele que nesse atual momento e conjuntura política partidária atual se juntarem ao PT.
    O Partido dos Trabalhadores ( Só na sigla que de Trabalhadores não tem é Nada ); amargará nas próximas
    e futuras eleições uma significativa queda ..e tudo por conta do que os Políticos Petistas estão envolvidos em tantas corrupções e roubalheiras País afora. O PT, já era, e quem a ele se une também cairá no poço escuro.

  6. Cadê meu comentário, sr. moderador ?

  7. Eu sinceramente,não me conformo do Ilário,aceitar o Osmar ao seu lado.Sempre votei no Ilário,mas depois dessa,vou repensar meu voto,não o tenho para dar a família Baquit.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.