O sonho de centenas de jovens do município de Madalena, no Sertão Central, pode virar um grande pesadelo, isso porque a Prefeitura Municipal resiste em não renovar um convênio com a Faculdade Cisne, provocando assim a exclusão desses alunos de uma educação superior de qualidade e consequentemente tomando-lhes a oportunidade de construir uma carreira profissional.
Em 2016, a Câmara Municipal aprovou inclusive com o voto da atual Prefeita Sônia Costa, na época vereadora, a Lei nº 482/2016 criando o Programa Jovens Para o Futuro. Neste projeto 120 jovens de baixa renda foram beneficiados com bolsas em vários cursos da Faculdade Cisne. Além das bolsas a prefeitura conseguia o transporte para o deslocamento desses alunos.
Contudo com o começo da nova gestão a Prefeita Sônia Costa ainda não renovou o convênio e todos esses estudantes podem ficar prejudicados, pois quase todos não têm condições financeiras de manter a mensalidade, e nem de deslocamento para Quixadá.
Os vereadores de Madalena preocupados com esse problema aprovaram, na última quinta-feira (02), a realização de uma audiência pública onde o objetivo seria discutir essa questão com o executivo e os alunos, e tentar enfim encontrar uma solução para o problema.
A audiência aconteceu nesta terça-feira (07), porém apenas quatro vereadores compareceram. Os vereadores Valdemiro Carneiro de Oliveira Júnior – que foi o autor do requerimento, Francisco Ednaldo de Sousa Almeida, João Soares Uchoa e Francisco Erivaldo Paulino de Oliveira, estiveram presentes no evento e lamentaram a ausência da prefeita, pois sem a presença da gestora não tinham como encontrar uma solução que pudesse resolver a questão.
Além dos quatro vereadores estavam presentes diretores da Faculdade Cisne, representantes das secretarias municipal de Educação e de Administração, pais e alunos.
“Esperamos agora por uma reunião que ficou de ser agendada pelo Secretário de Administração novamente com a Faculdade para que possamos ouvir da Sra Prefeita o tão sonhado sim, para a renovação do convênio e o fim do pesadelo para esses alunos que sonham em concluir seus estudos e contribuir com o crescimento dessa terra.” disse o vereador Valdemiro Júnior.
A prefeitura alega que existem alguns débitos em atrasos da gestão anterior, e que não tem como disponibilizar transporte diariamente para os alunos.
Enquanto isso as aulas na Faculdade Cisne começaram nesta segunda-feira (06) e os jovens estudantes de Madalena que tanto sonhavam com um futuro melhor aguardam na incerteza, sem saber se poderão concluir seu curso superior.