Sabia que o Google já gravou diversas conversas suas sem que você saiba? Entenda

- por
  • Compartilhe:

Quem por preguiça ou praticidade nunca utilizou o serviço de busca por voz do Google? Pois é, eu mesmo já utilizei e muito. Acontece que, o serviço pode não ser tão ingênuo como parece, na verdade ele não é.

A função presente no aplicativo “Google Now” que já vem instalado de fábrica nos dispositivos Android, permite fazer uma busca rápida digitando o termo desejado ou falando “Ok Google”, uma ferramenta bastante usada pelos apressados de plantão, que em meio a correria do dia a dia não “tem tempo” pra digitar o que querem pesquisar.

Acontece que o uso do “Ok” é muito comum nos dias de hoje, e a palavra pode ser falada em meio a brincadeiras e outras situações cotidianas. Quer uma prova disso? Se estiver lendo esse texto em voz alta agora, já ativou o recurso e nem percebeu.

O fato é que essa ferramenta pode estar gravando as suas conversas há muito tempo sem que você se dê conta, em particular se o seu celular é Android.

Se você ainda tem alguma dúvida, basta acessar o link abaixo e verificar se a gigante das pesquisas realmente gravou suas conversas.

Confira: https://history.google.com/history/audio

 Entendendo a Função

Como já foi dito anteriormente, as gravações são feitas através de uma função conhecida como  “Busca por voz do Google”, que é ativada sempre que o usuário fala “Ok, Google” e são armazenadas em um outro serviço criado pelo Google chamado “My Activity” que monitora toda a vida dos usuários, desde termos pesquisados a locais em que você esteve e até quais vídeos você assistiu no YouTube por exemplo.

Apesar da preocupação dos usuários, o Google reforça que as suas informações são privadas e em hipótese alguma serão compartilhadas com terceiros, porém, nos dias de hoje, não deixa de ser preocupante o tanto de informações que a empresa tem de seus usuários, sem falar das conversas que você não faz ideia que estão sendo gravadas.

Tá, mas e agora?

Se você está preocupado com as suas informações sendo armazenadas pelo Google mesmo após a empresa informar que elas jamais serão divulgadas, fique calmo, vou ensinar pra vocês uma forma de desativar o “serviço” de gravações tá bom?

Na página do histórico de gravações você pode apagar todas de forma individual ou selecionar a opção “excluir atividade por” e apagar desde tópicos individuais até períodos ou absolutamente tudo que tiver armazenado lá. Rápido e fácil não?

E pra evitar que novas gravações sejam feitas, será necessário desativar a busca por voz e nunca mais fazer novas buscas utilizando o recurso. Para fazer isso, basta ir na opção  “controle de atividade” e desabilitar “atividade de voz e áudio” na mesma página em que se encontram as gravações.

Viu como sua vida pode estar sendo vigiada e você nem faz ideia?

Se você gostou, compartilhe e ajude novos usuários a proteger sua privacidade.

Há, já ia esquecendo, se você tem alguma sugestão de matéria envia um e-mail para werbesonsantiago@gmail.com

Até a próxima galera!


WerbessonPor Werbeson Arruda Santiago – Publicitário, Jornalista e Fã de Tecnologia
Email:
werbessonsantiago@gmail.com




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.