Quixadaense pode representar, na Assembleia, a honestidade, o trabalho e a liderança que os cearenses buscam na política

- por
  • Compartilhe:

Ricardo Silveira tem nome cotado para ser candidato a deputado

A eleição do próximo ano promete ser diferente, sobretudo pelo desgaste dos velhos conhecidos de sempre. Enquanto poucos são os nomes para os Executivos federal e estadual, uma vez que uma liderança forte, com credibilidade e sem envolvimento em algum escândalo de corrupção não aparece, pelo menos para disputar a cadeira de presidente, por exemplo, resta, ao eleitor, esperar um alto índice de renovação nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional.

Em pesquisa realizada em julho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), os brasileiros demonstraram que têm pouquíssima confiança no presidente da República, nos partidos políticos e no Congresso Nacional. Neste, a confiança apresentou uma variação considerável: de 35 pontos em 2009 para 18 neste ano. Com a desconfiança da população, penso que muitos serão os candidatos a deputados e senadores, um número bem maior do que nos últimos anos.

No Ceará, o cenário não será diferente do restante do país. Novos nomes disputarão as vagas da Assembleia Legislativa, da Câmara Federal e do Senado, fato noticiado no caderno Política do Diário do Nordeste do último domingo (29). O jornal citou, na matéria “Adversários históricos disputarão com novatos”, entre um dos postulantes a vaga de deputado estadual, o médico Ricardo Silveira. “Em Quixadá, a família Marques e o grupo liderado por Osmar Baquit (PSD) seguirão unidos no pleito de 2018, quando Baquit tentará reeleição e Rachel Marques (PT) deve tentar ser eleita para a Câmara Federal. Baquit, porém, poderá enfrentar Ricardo Silveira (PMDB), derrotado por Ilário Marques (PT) no pleito de 2016”, informava o Diário.

O líder da oposição quixadaense ainda não se pronunciou oficialmente sobre uma possível candidatura ao Legislativo do estado. Ricardo é extremamente cauteloso, mas sabe que seu nome desponta como um dos mais bem vistos por seu partido, bem como por outras lideranças e, nos bastidores, conversa com os vereadores de seu grupo político. Sabe que tem vantagens e barreiras a serem vencidas.

O atual Superintende da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) tem diversos fatores que o credenciam a ocupar a vaga de deputado estadual. Entre eles está o constante contato com a população de diversos municípios. Ricardo conversa incansavelmente com as pessoas e percebe as necessidades existentes, planeja e elabora projetos que ajudam os cearenses. Aliado a isso, tem organizado a Funasa, o que fez com que o órgão pudesse ajudar diversos municípios do estado a realizar ações nas áreas de saneamento, abastecimento, esgotamento, perfurações de poços, combate ao Aedes Aegypti, programas solidários  e várias outras obras que irão melhorar a vida dos cearenses.

O trabalho na Superintendência de um órgão federal tem proporcionado a Ricardo uma experiência riquíssima na administração de recursos, de pessoal, bem como o coloca como um dos principais articuladores no desenvolvimento de várias regiões do Estado, permitindo com que ele se relacione com várias lideranças do Ceará. Outra grande vantagem do médico é que não tem desgaste de imagem, o que o favorece e muito, sobretudo, em Quixadá, onde os dois deputados que representam o município, além de estarem no poder há anos, pouco fazem.

É na Terra dos Monólitos onde Ricardo Silveira tem se consolidado cada vez mais como líder local, tendo destaque no próprio município, que nunca teve uma oposição tão forte ao Executivo municipal. O fato dele não ter aliança com nenhuma das principais lideranças que apoiavam João da Sapataria e que também apoiam Ilário Marques, faz com que ele seja o nome a ser apoiado por quem não viu com bons olhos o atraso administrativo e a situação caótica vivida nos dias atuais, proporcionada pelos dois grupos e que hoje é um só. O fato do cardiologista conseguir se destacar e ter um cargo importante no estado, tem feito com que os aliados do prefeito procurem, sem eficiência, manchar o nome de Ricardo, entretanto não há nada que macule a imagem do médico. Esse tipo de ação só faz com que as pessoas percebam que os integrantes da atual gestão ainda não saíram do palanque, continuam vivendo as eleições de 2016 e têm medo do espaço ocupado por uma nova liderança.

O peemedebista, ao contrário de seus adversários, vive um momento ímpar na política e na administração púbica, oportunidade na qual tem ajudado a desenvolver o Quixadá, mesmo não estando no Executivo local. É na equipe que criou onde ele deve encontrar o maior apoio e também onde vai reunir, com mais intensidade, as pessoas que o ajudaram a conquistar os mais de 19 mil votos nas eleições do ano passado. Agora, uma candidatura de Ricardo a Assembleia, só dependerá do apoio incondicional das principais lideranças do seu partido, que precisa mostrar à sociedade o que a legenda tem de novo. A honestidade, o trabalho, a liderança e a capacidade de gerir a coisa pública representada na figura do médico quixadaense devem ser fatores para que o PMDB mostre que tem capacidade de oferecer nomes de qualidade para o eleitor cearense. Ricardo representa um novo nome que o Quixadá precisa e que o Ceará agradece.

 


IMG_8867

Por Franzé Cavalcante – Jornalista
E-mail: monolitosquixada@gmail.com




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.