SENAR leva exame de prevenção do câncer ao Distrito de Mineirolândia, em Pedra Branca

- por
  • Compartilhe:

Equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE, estarão nesta sexta-feira (09), a partir das 8 horas, no Distrito de Mineirolândia, município de Pedra Branca, no Sertão Central cearense. Durante o evento serão realizadas ações de prevenção  ao câncer de próstata no homem e de câncer do colo do útero na mulher, palestras e outras atividades.

Trata-se do Programa Saúde do Homem e da Mulher, uma ação pioneira do SENAR que visa prevenir essas duas doenças no campo e que vem tendo grande aceitação no meio rural, conforme explica a coordenadora de Projetos do SENAR, Carolina Machado.

“A procura por parte dos homens é ainda maior do que por parte das mulheres, pois para eles, é feita também o PSA, com a presença de um urologista, que já é difícil na cidade imagine no campo”, disse a coordenadora. Os exames são custeados pelo SENAR que faz também a mobilização em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde junto à comunidade.

No 1º semestre deste ano , já  foram realizados  seis eventos, nos seguintes municípios: Miraíma, Morrinhos, Viçosa do Ceará, Trairi, Santa Quitéria e Pacujá, atendendo a 1.236 pacientes, sendo 656 homens e 580 mulheres. No 2º semestre serão mais 4 eventos: nos municípios de Pedra Branca, Cedro, Jaguaribe e Marco.

Aproveitando o evento, a Secretaria  municipal  de Saúde realiza testes rápidos de HIV e Siflís, vacinação de hepatite e gripe, entre outros.  O SENAR,  por outro lado, oferece a Sala da Beleza e auto estima, com corte de cabelo e manicure com distribuição do kit higiene e também uma  palestra sobre a importância da prevenção do câncer.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC,  Flávio Saboya, o Superintendente do SENAR-CE, Sergio Oliveira da Silva e a Coordenadora de Projetos do SENAR, Carolina Machado estarão participando do evento em Pedra Branca.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.