Assista: Repercute o veto do prefeito de Quixadá ao nome de desportista para areninha

- por
  • Compartilhe:

 

Pegou mal para a gestão municipal de Quixadá homenagear um apadrinhado político do prefeito, Ilario Marques (PT), ao dar o nome a areninha, que será inaugurada nesta sexta-feira (7), a Francisco Sidney Cavalcante, que foi vice-prefeito de Choró e não mantinha nenhuma relação com o esporte da Terra dos Monólitos.

A imprensa e os quixadaenses não gostaram da atitude, pois preferem homenagear o desportista quixadaense Manoel Bananeira, dando a areninha o nome dele, uma vez que sempre lutou pelo desenvolvimento do esporte local. Inclusive, uma lei municipal de autoria do vereador Marcelo Ventura, que da o nome de Bananeira ao novo equipamento, foi aprovada pelo Legislativo local.

A então deputada Rachel Marques, na Assembleia, propôs que o apadrinhado político de seu esposo, fosse o homenageado, sem nunca ter feito nada pelo esporte de Quixadá. Os quixadaenses ser revoltaram e criticam a atitude da ex-parlamentar.

De acordo com Marcelo Ventura, o projeto de lei de Rachel recebeu o parecer contrário pela Procuradoria da Assembleia Legislativa, pois, segundo o órgão, esta era uma lei de âmbito municipal – documento acima. O prefeito tentou aprovar o projeto homenageando Sidney, na Câmara, mas os vereadores não aprovaram. Todos disseram não ao projeto do Executivo quixadaense. “Em conversa com os demais vereadores dessa casa, nenhum, por unanimidade, nenhum vereador aprovou o projeto do prefeito. O que aconteceu foi que o presidente da casa, Ivan Construções, não colocou o projeto em pauta dizendo que ia falar com o prefeito. Pois bem, nem colocou em pauta e nem falou com o prefeito porque nenhum vereador era a favor”, lembrou Marcelo Ventura, na sessão da última quinta-feira (6).

O vereador comentou ainda que fez o projeto do nome da areninha “pegando o histórico do grande desportista aqui de Quixadá, que tinha dado a sua contribuição para sociedade de Quixadá, com o esporte para crianças, até futebol feminino, que é o seu Manoel Bananeira. Fiz esse esse projeto, que foi aprovado nessa casa por unanimidade pelos vereadores. Aqui teceram uma série de comentários, elogios e foi aprovado. depois foi para o prefeito que sancionou a lei, na época, o prefeito interino sancionou com o nome do seu Manoel Bananeira”.

Após o anúncio da inauguração do equipamento, que acontece na noite desta sexta-feira (7), o parlamentar quixadaense ficou surpreso, pois, não acreditou que o Executivo quixadaense iria passar por cima da autonomia da Câmara. “Ontem recebi um convite do Governo do Estado convidando para inauguração da areninha com o nome de Francisco Sidney Cavalcante então, onde é que  eu quero chegar: Essa casa recebe um projeto coloca em votação, é aprovado por unanimidade, aí o que que acontece? Passam por cima de tudo. Eu quero saber se essa casa, presidente, vai ficar em inerte? Vai, ficar, aceitar tudo de braço cruzado? Eu quero saber se nós vamos aceitar? Porque foi votado nessa casa e foi aprovado por unanimidade. Os vereadores de situação com que cara vão ficar? Porque todos aprovaram também. Todo mundo aprovou e além de aprovar ainda teceram comentários elogiando a escolha. aí vem a ex-deputada chega com o prefeito coloca, não to aqui julgando Francisco Sydney Cavalcante, se ele é merecedor, mas mais do que o seu Manoel não é, para aquela praça de esporte não é. Então assim, tem outros  outros prédios do município que ele pode homenagear essa pessoa, de outra maneira. Agora, a areninha uma praça de esporte, não tinha o nome mais cabível”, disse.

Após a repercussão do fato, a imprensa, os desportistas e a população pressionam para que o prefeito mais uma vez deixe de lado a politicagem e pense na cidade, uma vez que o parecer da Procuradoria da Assembleia é contrario a lei da deputada Rachel Marques, que homenagearia Sidney com o nome da areninha, pois “é bem de domínio público municipal, não cabendo a Nobre Parlamentar a iniciativa legislativa sobre sua denominação”.

Assista o pronunciamento do vereador Marcelo Ventura.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Onde vamos parar,mais uma vez o Ilario sendo sacana com a população Quixadaense

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.