OPINIÃO: A delação que pode implodir a República petista de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Pedido ao Ministério Público para acordo de colaboração premiada

A beleza natural da Terra dos Monólitos tem perdido espaço para o momento nefasto que vive Quixadá. Desde que a operação “Fiel da Balança” foi deflagrada pelo Ministério Público, em agosto de 2018, o município passou a conhecer, como, nos bastidores, às escondidas, agem os principais agentes que estão no poder público local. De acordo com o órgão, uns “trocados”, mais conhecido por propina, passaram a ser educadamente “exigidos” pelo chefe do Poder Executivo para abastecimento da campanha de sua esposa ao cargo de deputada federal, que coisa, não? Homens de bem ou políticos de “bens”? Para os promotores, a corrupção tomou conta de dois dos principais poderes da municipalidade. Executivo corrompido. Já o Legislativo, ao seu modo, não era diferente.

O maior escândalo de corrupção visto pelos quixadaenses em sua terra, não parou apenas no alcaide. Em 2019, o Ministério Público deflagrou outra operação, a “Casa de Palha”, esta, como o nome diz, ajudou a derrubar, em um vendaval de denúncias, a imagem de políticos que estão há anos no poder.

Os agentes envolvidos “ajudaram” Quixadá a voltar a ser matéria na imprensa estadual e nacional, nas páginas policiais! Que coisa não? Especialidade de “República petista?” É o que parece, afinal de contas o prefeito afastado, que governa por força de liminar, e o presidente da Câmara, preso por ser um dos líderes do grupo que fraudava as licitações, são de qual partido mesmo?

O restante da história das duas operações do Ministério Público, você, caro leitor, já sabe no que deu: Dois presos, o presidente do Legislativo, Ivan Construções, e o empresário, Ricardo Araújo. Abandonados por quem os apoiavam, rodeavam e possivelmente por quem compunha a equipe, juntamente com eles, do “grupo criminoso” que se apoderou da Terra dos Monólitos para pegar para si o dinheiro público que falta na Saúde, Educação, Infraestrutura e em diversas outras áreas que sofrem com a precariedade por falta de investimento, os dois, até bem pouco tempo, pareciam que iriam pagar a conta sozinho pelos crimes cometidos e que estão sendo investigados pelo Ministério Público. Mas, um fato novo surgiu nesta semana: A delação premiada do empresário.

Após as revelações do Monólitos Post sobre a delação de um dos investigados na operação Casa de Palha, a população de Quixadá só comenta sobre o possível teor da revelação do delator, que poderá fazer com que essa história real da corrupção, no município, tome novos rumos, fazendo com que o surgimento de factóides criados pelos aliados de quem estar no poder e na mira dos promotores sejam deixados de lado pela população. Os munícipes querem saber é quem poderão ser os novos personagens revelados no que o empresário tem a dizer.

O acordo de delação de Ricardo Araújo, na prática, é um pedido de socorro pelo abandono de quem, juntamente com Ivan Construções, está pagando a conta por crimes realizados na Câmara e Prefeitura de Quixadá. Já são muitos meses preso, sem o conforto do lar, sem uma boa comida, sem a liberdade garantida pela benesses do poder. Quem em sã consciência, tendo a chance de colocar a boca no trombone e sair da cadeia, iria ficar calado? Acredito eu, que uma pessoa nesta situação entrega tudo, revelará informações que poderão deixar todos boquiabertos.

O depoimento do empresário, nesta fase de delação premiada, pode implodir a República petista de Quixadá, afinal de contas um já está preso, outro foi afastado. Pelo que penso, tendo em vista todas as informações que já obtivemos ao longo dos últimos meses e que viraram notícia, o que está por vir é bem pior do que já foi visto. É um verdadeiro incêndio na Casa de Palha. Será um novo capítulo nesta história que não parece ter fim. É esperar para ver as próximas cenas.


Por: Herley Nunes
Email: monolitosquixada@gmail.com




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.